Dados de 2015

Maioria dos estudantes no Brasil é branca e mora com os pais, revela estudo do Inep

O levantamento contou com 447.056 entrevistados que participaram do Enade e todos concluiriam a formação superior até, no máximo, o primeiro semestre de 2016

SÃO PAULO – O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta semana os indicadores de Qualidade de Educação Superior referentes a 2015. O estudo revelou que maioria dos alunos que concluem o ensino superior no Brasil são brancos (59,9%), solteiros (68,9), moram com os pais (56,6%) e dedicam de uma a três horas por dia (49%) aos estudos.

O levantamento contou com 447.056 entrevistados que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e todos concluiriam a formação superior até, no máximo, o primeiro semestre de 2016.

O perfil analisado dos estudantes mostra que 7,7% são negros, 30,1% pardos, 1,7% amarelo (de origem oriental) e 0,6% indígenas ou de origem indígena. 

PUBLICIDADE

Outro recorte feito pela pesquisa mostra que no Brasil 33,8% dos entrevistados são os primeiros na família a concluírem o ensino superior. Em relação a situação financeira, 29,6% dos estudantes têm renda, mas recebe ajuda da família ou de outras pessoas para financiar os gastos com os estudos.

Segundo os dados, 44,8% dos estudantes não recebe nenhum tipo de bolsa de estudo ou financiamento para pagar as mensalidades, apesar do curso não ser gratuito.