Maioria dos estudantes no Brasil é branca e mora com os pais, revela estudo do Inep

O levantamento contou com 447.056 entrevistados que participaram do Enade e todos concluiriam a formação superior até, no máximo, o primeiro semestre de 2016

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta semana os indicadores de Qualidade de Educação Superior referentes a 2015. O estudo revelou que maioria dos alunos que concluem o ensino superior no Brasil são brancos (59,9%), solteiros (68,9), moram com os pais (56,6%) e dedicam de uma a três horas por dia (49%) aos estudos.

O levantamento contou com 447.056 entrevistados que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e todos concluiriam a formação superior até, no máximo, o primeiro semestre de 2016.

O perfil analisado dos estudantes mostra que 7,7% são negros, 30,1% pardos, 1,7% amarelo (de origem oriental) e 0,6% indígenas ou de origem indígena. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro recorte feito pela pesquisa mostra que no Brasil 33,8% dos entrevistados são os primeiros na família a concluírem o ensino superior. Em relação a situação financeira, 29,6% dos estudantes têm renda, mas recebe ajuda da família ou de outras pessoas para financiar os gastos com os estudos.

Segundo os dados, 44,8% dos estudantes não recebe nenhum tipo de bolsa de estudo ou financiamento para pagar as mensalidades, apesar do curso não ser gratuito.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.