Lupi diz que previsão de 100 mil novos empregos em março não é só palpite

Segundo o ministro, previsão foi feita com base no comportamento de todos os setores produtivos no Brasil

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou na última quinta-feira (19) que os efeitos da crise econômica no mercado de trabalho brasileiro estão passando, e que março deverá registrar a criação de 100 mil novas vagas.

Segundo ele, a previsão não é apenas um palpite, mas “também a avaliação do comportamento de todos os setores das 27 áreas de produção no Brasil, com base nas informações que tenho”. Para o ministro, o terceiro mês do ano marcará a retomada da geração de empregos no País.

Em fevereiro, o saldo foi de 9.179 novas vagas, após três meses seguidos de resultados negativos, de acordo com a Agência Brasil.

Seguro-desemprego

Aprenda a investir na bolsa

Lupi também informou que o Ministério do Trabalho está na fase final do levantamento dos setores que mais desempregaram nos últimos meses, devido à crise financeira. Com isso, o governo decidirá quais serão os beneficiados com o aumento no período de pagamento do seguro-desemprego, de cinco para sete meses.

A afirmação foi feita após a reunião do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), na qual foi discutida a possível elevação do uso dos recursos do Fundo para os setores de habitação, saneamento e infraestrutura. Porém, Lupi disse que não tinha nada a informar sobre a reunião. “Tratou-se apenas de coisas do dia a dia”.