Lula está otimista com possível criação de 2 milhões de empregos em 2010

Geração de 266 mil novos postos em março é bem recebida, pois significa mais independência econômica, diz presidente

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está otimista com a possibilidade de o país criar 2 milhões de empregos este ano.

A declaração foi feita nesta segunda-feira (19), no programa Café com o Presidente, quando Lula comentou os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na semana passada.

“Geramos 266 mil novos empregos em março. É a maior quantidade de empregos gerada no mês de março desde que foi criado o Caged”, declarou, segundo informações da Agência Brasil.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Para Lula, a criação recorde de empregos significa mais cidadania, mais independência econômica, menos défict para a Previdência Social. Na medida em que o povo consome, segundo ele, o comércio vende mais, a indústria é obrigada a produzir mais e ambos são obrigados a contratar mais trabalhadores. “É tudo isso que eu quero que aconteça no Brasil”, finalizou.

Março record
O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referente a março apontou a geração de 266.415 vagas de trabalho. O resultado é recorde para o mês de março. Frente a fevereiro, quando o Caged registrou saldo de 209.425 empregos, houve aumento de 27,21% no estoque de assalariados formais registrados.

O saldo de emprego do primeiro trimestre também foi o melhor da história, com 657.259 postos de trabalho, o que representa uma expansão de 1,99%. Este saldo superou em 19% o recorde anterior, registrado em 2008 (+554.440 empregos).

Continua depois da publicidade

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou na quinta-feira (15) que abril deve registrar o maior saldo de empregos na história do País. O atual recorde para o mês é de 302 mil empregos gerados, registrado em abril de 2007. O recorde absoluto é de 309 mil postos de trabalho, alcançado em junho daquele mesmo ano.