Longa jornada de trabalho favorece ganho de peso entre japoneses

Maioria sabe que estilo de vida engorda, mas não é capaz de mudar hábitos; caminhar foi a solução para quem emagreceu

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A vida dos trabalhadores japoneses é bastante dura, com longas jornadas de trabalho, eles acabam criando hábitos irregulares de alimentação e descanso. Para muitos essa rotina intensa se traduziu em um ganho de peso, que não conseguem combater.

Levantamento elaborado pela Kao Corp. analisou os hábitos e o peso de 323 trabalhadores com idade entre 30 e 50 anos, na região de Tóquio. Os resultados sugerem que mais de 60% dos entrevistados têm consciência que, devido aos seus hábitos alimentares irregulares, tendem a engordar. Apesar disso, eles não acreditam que seja possível mudar seu estilo de vida.

Caminhada pode ajudar

Dentre os entrevistados, 43% afirmaram que já tentaram perder peso, porém a maioria, cerca de 57%, afirmou que falhou em seus esforços. A dificuldade encontrada na perda de peso se explica pelo fato de que dentre os que falharam mais da metade afirmou que em suas folgas costuma descansar ou sair à noite, mas não pratica exercícios físicos nesse período.

Aprenda a investir na bolsa

Entre os que tentaram e conseguiram perder peso pode se observar o hábito de fazer exercícios simples regularmente, como, por exemplo, descer uma estação antes na linha do trem e continuar o percurso a pé para o trabalho, ou usar as escadas em vez do elevador.

Através de um aparelho chamado “passômetro”, que mede o número de passos de uma pessoa, foi possível constatar que os trabalhadores que perderam peso andam em média aproximadamente 1.500 passos a mais comparado com aqueles que fracassaram na tentativa, o que equivale a cerca de uma caminhada diária de um quilômetro.