AO VIVO Estrategista-chefe da XP mostra estratégia para quem deseja viver de renda

Estrategista-chefe da XP mostra estratégia para quem deseja viver de renda

LinkedIn cria página de vagas para recém-formados; veja como se destacar!

Segundo especialista, perfil deve ser claro, objetivo; candidato deve aproveitar para participar de grupos

SÃO PAULO – Quem acabou de concluir a graduação ou está prestes a se formar tem agora mais um canal específico de busca de emprego. Isso porque a rede social voltada para profissionais LinkedIn acaba de lançar uma página “Jobs for Students and Recent Graduates” com vagas destinadas exclusivamente ao perfil.

Apesar do nome em inglês, a assessoria de imprensa do portal informa que os estudantes brasileiros também serão beneficiados com a nova ferramenta, que contará com vagas de empresas residentes no país.

Como se tornar atraente?
Contudo, alertam especialistas, apenas ter um perfil na rede não é garantia de ser chamado para uma entrevista. É essencial tornar o perfil atraente para os recrutadores.

PUBLICIDADE

“A pessoa deve editar o perfil de forma clara, objetiva. Aproveitar todos os campos, colocar um resumo das qualificações e aproveitar para participar de grupos”, orienta a coordenadora de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Veridiana Germano.

A especialista sugere ainda que os participantes da rede deixem seu perfil público, coloquem fotos mais formais e evitem, caso participem de grupos, promoverem-se a todo momento, falar mal do antigo emprego ou atual e envolver-se em discussões.

Dicas
Abaixo, mais algumas dicas do próprio LinkedIn para que o profissional aumente suas chances de conseguir um emprego por meio da rede:

  • Descreva sua formação acadêmica e experiências profissionais;
  • Não deixe de colocar fotos, pois elas passam credibilidade;
  • Siga empresas nas quais gostaria de trabalhar, pois você será avisado sobre futuras oportunidades: LinkedIn Company Profiles;
  • Personalize sua URL. Dessa forma, seu perfil do LinkedIn aparecerá no topo da busca do Google, quando seu nome for procurado. Para fazer isso, basta clicar na aba perfil/profile e, após o aparecimento de suas informações, clicar no botão Editar, ao lado de Public Profile/Perfil Público – que fica na caixa abaixo da foto do usuário. A dica é tentar usar o nome e sobrenome juntos (http://br.linkedin.com/in/NOMEESOBRENOME);
  • Utilize palavras-chave que resumam a experiência profissional, pois elas facilitam a busca de um recrutador;
  • Geralmente, o LinkedIn avisa o usuário que o perfil não está completo. Um facilitador é ter recomendações de pessoas que trabalharam com você, sendo que o número ideal para completar o perfil são três recomendações.