Líderes de empresas precisam traçar planos para 2010

Ano que vem promete ser próspero em relação a investimentos, crescimento, empregos e oportunidades

SÃO PAULO – Este ano foi marcado pela crise econômica mundial. Porém, o mercado está esperançoso para 2010. Muitas empresas e empreendedores preveem que boa parte do investimento represado neste ano será utilizada no ano que vem.

Segundo o especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa, 2010 será um ano próspero em termos de investimento, crescimento, emprego e oportunidades.

É importante que os líderes utilizem essa expectativa para planejarem os negócios futuros. “É necessário tornar a empresa mais eficiente, diminuir os gastos desnecessários, reduzir as urgências, melhorar as reuniões, maximizar os investimentos e criar uma equipe com mais equilíbrio, foco e execução, sempre com o intuito de aumentar a produtividade e a vida dos colaboradores”, diz Barbosa.

PUBLICIDADE

Dicas
No final do ano, o líder precisa traçar planos para garantir que 2010 seja mais produtivo para a companhia. Confira as dicas: 

  • Faça com que a equipe seja mais produtiva e equilibrada: para isso, dê tempo aos funcionários. “Pense em novas ferramentas de produtividade, cursos para a equipe e reveja processos”, disse Barbosa.
  • Crie senso de importância na empresa: valorize o que realmente é importante, como o planejamento, sair mais cedo da empresa, cumprir prazos e chegar no horário nas reuniões.
  • Estabeleça o objetivo da organização: em vez de criar várias metas, estabeleça uma. Crie indicadores precisos e um sistema de acompanhamento que reflita o rendimento dos funcionários.
  • Menos reuniões: segundo o especialista, reuniões causam prejuízo financeiro às empresas. Por isso, reduza pelo menos um terço das reuniões e dê mais tempo para as pessoas trabalharem e focarem nas atividades mais importantes.
  • Planejamento e resultados: os funcionários devem ter mais tempo para equilibrar a vida pessoal e profissional. Para isso, invista em programas de qualidade de vida.