Liderança: para equipe dar resultado, é preciso preparar cada indivíduo

Isso significa saber explorar as qualidades e características de cada integrante, além de orientá-los corretamente

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As pessoas são contratadas para trabalhar em uma empresa, mas ainda não foram lapidadas, já que experiências anteriores do funcionário não são garantia de que ele vá se enquadrar na equipe.

Com o tempo, na rotina, percebe-se que uma pessoa tem mais afinidade com certo tema, ou que outra consegue lidar melhor com determinados desafios.

Quando as pessoas não são bem aproveitadas, pode ter certeza de que a equipe também não trará bons resultados. É preciso preparar cada integrante, a ponto de utilizar ao máximo suas qualidades.

Explore-as

Aprenda a investir na bolsa

Na entrevista de emprego você já deve buscar o que está faltando na sua equipe: alguém mais despojado? Que seja mais organizado? Apesar destas características se evidenciarem nas dinâmicas, é no dia-a-dia que as qualidades vão se mostrar.

E o líder tem como função principal explorar estas qualidades. É bom deixar claro para cada integrante qual seu ponto forte, o qual irá ajudar os demais, e quais os pontos fracos, que precisarão ser sanados.

Sempre oriente

Preparar significa também orientar de maneira correta. Não adianta querer resultados se cada integrante não está seguro sobre o que deve executar. É preciso explicar e estar disposto a corrigir, sem constranger, e a tirar dúvidas.

Neste momento, também é importante dizer qual a importância de cada indivíduo para o processo. Isso fará com que eles se sintam parte essencial dos projetos e estejam cientes da responsabilidade que carregam.

Resultados

Sabendo explorar a qualidade de cada um e orientando com cuidado quais as atividades que devem ser feitas, a equipe funcionará de maneira melhor. Caso contrário, pode ter certeza que alguns conflitos poderão acontecer e você, como líder, deverá contê-los.