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SÃO PAULO – Saber entusiasmar pessoas pela sua própria crença, não dar ordem ou determinar aspectos. Inspirar sua equipe a perseguir seus objetivos junto com ele. Ter sensibilidade, talento e percepção. Saber diferenciar poder e autoridade.
Assim o consultor José Rafael Medeiros define as características do líder contemporâneo, de perfil inovador. Para ele, a base dessa liderança é justamente o equilíbrio entre autoridade e poder, entre razão e emoção.
Razão e emoção
O especialista destaca que não há como fazer um trabalho sem um misto de racionalidade e emoção. “É preciso colocar o amor para se trabalhar bem”, define.
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Segundo Medeiros, estamos vivendo um momento marcado pelo sentimento, pela sensibilidade de lidar com as pessoas, pela paixão, pelo talento e pelo amor em tudo o que se faz. “O foco de atenção mudou e se volta agora ao ser humano. Esse é o grande objetivo da gestão empresarial emergente: o amor e a espiritualidade dentro das organizações”, define.
Além da tecnologia
Medeiros lembra que sempre existirão pessoas que fazem muito mais do que sua obrigação, destacando-se das demais e promovendo resultados.
Não basta apenas ser um líder inteligente e poderoso. Ele deve ser sensível para conseguir inspirar e autoridade para gerenciar sua equipe. “Não adianta ser apenas uma pessoa visionária, precisa ser intuitiva para perceber e acompanhar tendências”, destaca.
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Para o especialista, a tecnologia deve continuar, obviamente, sendo importante, mas o talento é o grande diferencial competitivo do século XXI.
Equilíbrio de poder e autoridade
Na opinião do consultor, é preciso utilizar a razão e a sensibilidade: ter visão no futuro, acompanhando as mudanças à sua volta. O grande diferencial do líder está numa equipe motivada, inspirada e acompanhando a sua crença. É impossível motivar uma equipe apenas pela imposição, pelo poder.
O segredo, portanto, está na grande busca pelo consenso. “Assim há muito mais chance de se chegar a um resultado satisfatório. Juntar equipe com integrantes de habilidades múltiplas que façam realmente a diferença”, argumenta.
O especialista destaca a diferença entre as palavras poder e autoridade e vê nessa capacidade de distinção o segredo do novo líder:
- poder – é uma faculdade pela qual se exige que alguém faça a sua vontade, nem que seja contrária a dele.
- autoridade – é uma habilidade pela qual se motiva as pessoas a fazerem o que é necessário, de boa vontade, por inspiração e conhecimento de sua verdadeira finalidade. O resultado, dessa forma, torna-se muito melhor.
Para isso, o consultor conclui ressaltando a importância da influência e motivação da sua equipe, levando seus integrantes a realizarem tarefas que jamais se imaginaram fazendo sozinhos, superando seus próprios limites. Esse é o grande diferencial.
José Rafael de Medeiros é consultor, Escritor e Palestrante – Diretor da JMR Inovação Empresarial e participa do CONVIRH – Congresso Virtual de Recursos Humanos, de 10 a 25 de maio (www.convirh.com.br).