Liderança é profissão de risco constante

"Péssimo líder pode levar colaboradores ao ápice do fracasso, bem como levar a derrota à vida pessoal", diz especialista em liderança

SÃO PAULO – “Ser um líder é uma profissão de perigo constante”. A afirmação é de Sonia Jordão, especialista em Liderança e Motivação Organizacional, autora do livro “E agora, Lívia? – Desafios da Liderança” (Ed. Tecer).

De acordo com ela, enquanto muitos sonham com a posição de liderança, outros acreditam que assumir o posto é perigoso. Não é difícil encontrar o motivo: como ele está em destaque, assim como seus acertos, seus erros também são vistos por todos.

“Um péssimo líder pode levar os seus coaboradores ao ápice do fracasso além de, muitas vezes, levar a derrota à sua vida pessoal”, disse Sonia.

Esforço pessoal e empresarial

PUBLICIDADE

Por isso, antes de assumir um cargo de liderança, a pessoa deve se sentir preparada, não apenas tecnicamente, mas emocionalmente. Isso porque o cargo exige inteligência emocional, para poder lidar com os conflitos da equipe.

“Hoje o profissional que busca aprimorar suas competências e desenvolver aquelas que estão adormecidas possui mais valor para o mercado de trabalho. As empresas sabem que, ao investirem em seus funcionários, estão valorizando-os e pessoas motivadas produzem mais”.

E a companhia também precisa estar atenta à capacidade do líder. “As empresas necessitam achar a fórmula certa e o equilíbrio entre os resultados e a motivação”, ressalta Sonia.

Dicas para liderança

Quem for liderar deve saber que ser chefe não é ser superior. Com o cargo ocupado, saiba que a cobrança será ainda maior com relação ao seu desempenho, já que você responderá pelo trabalho de toda uma equipe.

Estabeleça metas para os membros da equipe e faça o que estiver ao seu alcance para que elas sejam cumpridas. Para não errar como chefe, coloque-se no lugar dos seus funcionários a todo o momento.

Seja humilde, já que a liderança pode não ser para sempre. Além disso, tenha bastante equilíbrio, peça fundamental para o sucesso, uma vez que você terá novas atribuições e precisará mostrar resultados.