Liderança Contingencial: capacidade de adaptação impera no mercado atual

A gestão de pessoas requer líderes mais flexíveis, com capacidade de lidar com adversidades

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Ser um bom coordenador de equipe é muito mais do que ser um “chefe”, palavra antiquada que pode ser associada a alguém que manda fazer e assiste da janela tudo acontecer. É preciso envolvimento, interesse e muito jogo de cintura de quem se torna um líder
e passa a trabalhar na gestão dos recursos humanos da empresa.

Existe algum segredo para se atingir o desempenho perfeito de liderança? Podemos dizer que existem meios para que a liderança atinja a satisfação entre os funcionários de uma empresa, mas não há fórmulas mágicas a serem seguidas, uma vez que estamos tratando de pessoas, com características e personalidades únicas.

Liderança adaptável

Neste contexto, diante de uma necessidade mais atual, do mundo moderno, surge a Teoria Contingencial, que traduz um estilo de liderança além do básico, isto é, onde não há um estilo ideal, mas sim um que seja adaptável à qualquer situação.

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Em outras palavras, isto implica em dizer que deve existir uma combinação de estilos de liderança aplicados aos níveis de maturidade dos subordinados, porém sempre considerando cada situação, cada tarefa específica, e cada peculiaridade deste processo. Assim, pode-se concluir que é uma técnica de grande relevância dentro de uma empresa, porém a prática deve ser diária.

Liderar estagiários, auxiliares, profissionais da categoria JR ou sênior, requer comportamento diferenciado. Assim, em determinadas situações o líder será diretivo, autocrático, instrutor, incentivador e aquele que delega e cobra resultados. Tudo, mais uma vez, dependendo de cada situação. O líder tem o papel de facilitador e capacidade para desenvolver outros líderes.

A situação atual frente aos modelos clássicos

Sobressai aqui, portanto, a habilidade em se perceber condições ambientais e revertê-las a favor da organização.
A estrutura e o funcionamento das empresas atuais são mais complexos, até mesmo porque o mercado de trabalho exige profissionais mais flexíveis, constantemente renovando seus conhecimentos.

Variáveis sociais, políticas, econômicas, tecnológicas, culturais e legais também levam à adaptação da postura do líder contemporâneo.

Neste sentido, os modelos clássicos (hierarquia, divisão do trabalho, padronização de processos etc) vão ficando para trás e cada vez fica mais claro que o sucesso depende das condições do ambiente externo ou contexto que a empresa atuava, em cada momento. Outra característica importante: o líder tem que ter a capacidade de criar ambientes para mudança, inovação, criatividade.