Liderança: conquistando a lealdade e o respeito do funcionário

Comunicação clara e confiança tornam a liderança eficaz e ajudam no alcance de metas e resultados

Patricia Alves

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SÃO PAULO – Delegar, organizar, ter responsabilidades. Essas são apenas algumas das tarefas destinadas àqueles que lideram uma equipe. Será que seus funcionários estão entendendo o seu papel? Será que seu trabalho vem realmente sendo eficiente? Se você parou para pensar para responder essas perguntas, está na hora de rever seus conceitos sobre a liderança.

Comunicação

Falar com clareza e divulgar os objetivos e princípios da companhia é importantíssimo para o bom andamento do trabalho. Manter os funcionários envolvidos com as metas da empresa e o andamento dos processos faz com que eles se sintam mais responsáveis pelo sucesso e, assim, mais atrelados ao trabalho.

O feedback também é necessário para que o trabalhador saiba como sua tarefa tem contribuído, ou não, para o alcance dos objetivos.

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Autoridade e responsabilidade

Delegar responsabilidades e dar uma certa autoridade a determinados funcionários também é uma forma de se mostrar um bom líder. Não ter medo de ser passado para trás ou de ser substituído demonstra auto-confiança e faz crescer o respeito das pessoas para com você.

Na hora de uma falha, antes de procurar culpados, busque entender o porquê do problema e se o processo não está errado.

Avaliação e confiança

Estabeleça um grupo para ajudá-lo nas decisões estratégicas e avaliar sua própria performance. É bem mais fácil ouvir dos seus próprios funcionários o que eles esperam de você e do seu trabalho para avaliar onde estão as falhas.

Além disso, essa atitude transmite igualdade e confiança e, além de ajudá-lo a conquistar a lealdade da equipe, agrega força ao trabalho diário e, conseqüentemente, à empresa.