Líder: você ainda está na Era Industrial?

Você sabia que perfis dos líderes pode ser dividido de acordo com a era? Veja como é o chefe industrial e o da Era do Conhecimento

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Que existem diversas formas de liderança, muitas pessoas sabem, inclusive aquelas que já passaram por mais de um emprego. No entanto, você sabia que estes tipos podem ser separados por épocas?

Industrial e Conhecimento

De acordo com a consultoria FranklinCovey, os líderes podem ser separados entre aqueles que mandam – Era Industrial – e os que confiam nos subordinados – da Era do Conhecimento.

Ainda segundo a consultoria, a maioria das empresas presentes no mercado tem líderes da Era Industrial, o que não é nada bom. Isso porque, nestas empresas, a situação das equipes é preocupante.

Aprenda a investir na bolsa

Pesquisa realizada pela consultoria mostrou que apenas 16% delas planejam conjuntamente como atingir suas metas. Isso significa que a maioria das equipes sequer senta para conversar sobre os projetos que serão realizados, o que prejudica o trabalho e diminui o rendimento dos funcionários, já que podem surgir dúvidas na execução.

Quadro das equipes

A pesquisa, realizada com 200 mil profissionais de organizações de todo o mundo, ainda confirmou que apenas 9% das equipes têm metas claras e mensuráveis, o que significa que elas não definem seus objetivos e, quando os planejam, sequer conseguem atingi-los.

Além disso, o estudo detectou que 14% dos indivíduos dão prioridade apenas para as metas mais importantes e somente 10% enxergam que seu sucesso é monitorado de forma precisa e aberta.

Era do conhecimento

De acordo com o presidente da consultoria, Paulo Kretly, o principal motivo para estes resultados está no fato dos líderes ainda exercerem seus papéis baseados na Era Industrial, quando era adotada a política da hierarquia, ou seja, ainda adotam o “eu mando e você obedece”. “A transição para a Era do Conhecimento tem que acontecer com urgência nestas empresas”.

Na Era do Conhecimento, as relações entre patrões e empregados são baseadas na confiança. “O principal papel do líder da Era do Conhecimento não é microgerenciar e sim dar a seu pessoal o apoio necessário para que atinja as metas mutuamente acordadas, liberando talentos e inspirando confiança”, afirmou.

Tipos de liderança

A pesquisa determinou o perfil dos líderes de cada era, sendo o Industrial: tomador de todas as decisões, diz às pessoas o que e como devem fazer, adoram sistemas de controle e apagam incêndios.

PUBLICIDADE

Já os líderes da Era do Conhecimento deixam as pessoas tomarem suas próprias decisões, desencadeiam o talento da equipe em direção das prioridades da empresa, criam sistemas alinhados e adotam foco disciplinado e sistemas de execução.