Líder: reconciliações devem partir de você!

Para quem pensa que a função de líder é fácil, está muito enganado: ele deve preservar o bem estar da equipe para não prejudicar rendimento do trabalho

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Em uma equipe existem diferentes personalidades, com idéias distintas e valores que podem, muitas vezes, não ser os mesmos. Por isso, organizar e comandar um grupo pode ser difícil.

Em meio a um projeto e outro, discussões podem acontecer, principalmente com a figura do líder, que tem como papel principal limitar idéias e atitudes. Quando isso acontecer pode ter certeza: você, líder, terá que tomar alguma atitude.

Primeiro passo

Independente de quem foi o culpado na situação, você tem a responsabilidade de chamar os envolvidos nas brigas e discussões para uma conversa. Isso porque o líder é encarregado pelo bem estar da equipe.

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Assuma sua culpa em determinado problema e, se necessário, peça desculpas, de maneira gentil. Esse pedido é o começo de uma reconciliação e pode salvar equipes. Faça de tudo para que a situação melhore.

Exija que as pessoas mudem suas atitudes. Peça para que se entendam e, se possível, abram mão pela melhora no relacionamento e, conseqüentemente, do rendimento da equipe.

Se não adiantar: você tentou!

Reconciliar em determinadas discussões ou brigas pode ser bastante complicado. E, se não der certo, tenha em mente que você pelo menos tentou e só não conseguiu devido à falta de vontade de outras pessoas.

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Depois disso, se este problema não pôde ser resolvido, é melhor você parar e pensar: esta pessoa é realmente importante para a equipe? Será que ela deseja continuar no cargo que ocupa?

É preciso refletir neste momento já que brigas diminuem o rendimento do trabalho.