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SÃO PAULO – Se você ocupa um cargo de liderança, já deve ter se perguntado quais motivos levam a sua equipe a colaborar com você. Será por empatia, confiança ou lealdade?
De acordo com o conferencista e escritor, professor Menegatti, que participa da quarta edição do ConviRH – Congresso Virtual de Recursos Humanos, realizado pelo RH.com.br, os motivos que levam os membros de uma equipe a seguirem seus líderes podem variar conforme o nível de liderança ocupado pelo dirigente: Posição, Relacionamento, Resultados, Desenvolvimento Pessoal e Caráter.
Assim, um líder que se encontra no primeiro nível de desenvolvimento, o de Posição, por exemplo, é seguido porque as pessoas não têm outra opção, ou seja, a liderança está baseada no cargo e não no talento do profissional.
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Outros níveis
Já um líder que se encontra no segundo nível, o de Relacionamento, constrói sua liderança por meio das relações. Assim, as pessoas o seguem porque desejam, sendo que este líder concentra seu tempo, energia e atenção nas necessidades e desejos dos seus liderados.
Por outro lado, alerta Menegatti, pessoas que não conseguem construir relações fortes e duradouras podem ter problemas em cargos de liderança, pois, segundo ele, “elas logo descobrirão que são incapazes de manter uma liderança longa e eficaz”.
No terceiro nível, conhecido como o do Resultado ou Capacidade, o líder é seguido pelo que fez e continua fazendo pela empresa. As pessoas o admiram e se reúnem para obter resultados. O quarto nível, de Desenvolvimento Pessoal, é caracterizado pela lealdade. Em outras palavras, os membros seguem o líder pelo que ele fez por eles.
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Neste caso, explica o professor, o líder é seguido pela capacidade de criar novos líderes. “Sucesso sem sucessor é fracasso (…) O verdadeiro líder é reconhecido porque sua equipe apresenta desempenhos superiores”.
Caráter e persuasão
Por fim, o último nível de liderança é o do Caráter. Este líder passou por todas as etapas e cresceu não só profissionalmente, mas também como pessoa. “Quem deseja ser líder deve se preocupar mais com seu caráter do que com a reputação”, diz Menegatti.
Além de elevar os níveis de liderança, quem quer ter sucesso na carreira como líder, alerta o especialista, deve reconhecer que ninguém faz nada sozinho e aprender a ser persuasivo, sendo que a persuasão eficaz é uma ação racional e não resultado de imposição.
“Os verdadeiros líderes tiram os holofotes de si e colocam na equipe. Estar sempre sob os holofotes acaba por deixar a pessoa cega”.