Líder: favoritismo prejudica ambiente de trabalho

Quando muitos elogios são feitos somente a um funcionário, equipe pode ser prejudicada; veja como evitar que isso aconteça e quais os efeitos do privilégio

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Ser chefe não é fácil. Para quem almeja tanto esta posição que sequer consegue encontrar os dilemas de liderar uma equipe, é melhor começar a observar melhor as funções das pessoas em cargos profissionais superiores.

Dentre os problemas enfrentados está o de mostrar o real favoritismo com relação a um funcionário. É normal que as pessoas se dêem melhor com umas ou outras, de acordo com suas opiniões e gênio, mas no campo profissional, mostrar isto pode ser um problema.

Favoritismo dentro da equipe

O favoritismo pode se mostrar de diversas maneiras e, dentre elas, por meio da confiança. Desta maneira, o funcionário conseguirá realizar um maior número de atividades com mais autonomia, o que fará com que se destaque entre outros.

Aprenda a investir na bolsa

Uma outra maneira de mostrar o favoritismo é elogiando. Quando seu funcionário realiza uma tarefa muito boa, você logo o elogia na frente dos demais? Isso acontece constantemente? Caso a resposta seja sim para as duas perguntas você pode estar privilegiando demais algum membro da equipe.

No entanto, é bom lembrar que o elogio é bom no ambiente de trabalho, já que é fonte de motivação, mas quando feito de maneira excessiva e somente para um funcionário, pode-se criar um grande problema.

Efeitos de privilégios

Quando se sente sem destaque dentro de uma equipe, o funcionário acaba por se desmotivar e os efeitos disso podem ser muito mais sérios do que você imagina, pois afetam diretamente o rendimento de sua equipe.

O funcionário desmotivado é como um peso morto. Ele está em sua mesa apenas para fazer o que lhe é proposto, mas não para criar e ajudar os demais, a não ser que seja obrigado a fazer isso.

Além disso, o favoritismo cria um ambiente de competição muito mais forte do que se pode imaginar. Se você elogia alguém, outros membros da equipe buscarão também por pontos positivos e, se não houver ética no ambiente de trabalho, acabarão por extrapolar.

O que você deve fazer?

Diante de tudo isso, é importante que o líder da equipe não mostre seu favoritismo. Quando precisar elogiar, a não ser que seja inevitável, não o faça na frente de outros membros da equipe em demasia. Às vezes é importante como fonte de incentivo, mas tudo em exagero é prejudicial.

PUBLICIDADE

Além disso, outra medida é deixar bem claro qual o papel de cada pessoa dentro do ambiente de trabalho. Assim, os funcionários saberão sua importância e a competição diminuirá.