Líder: drible a queda de produtividade da equipe durante o dia

Gestores podem propor atividades mais agitadas depois do almoço e no começo do expediente para despertar os profissionais

SÃO PAULO – Quem tem jornada de trabalho de oito horas diárias e pára durante o almoço pode ter queda de rendimento e concentração depois da refeição, segundo afirmou a nutricionista Denise Madri Carreiro.

“Isso é extremamente comum porque as pessoas erram no comportamento alimentar. Elas comem muito e de uma só vez e isso reduz a ação dos neurotransmissores e pode resultar em uma sobrecarga digestiva. A prática pode dificultar a entrada da glicose na celula e é ela que dá energia”.

No período da manhã, o profissional também tem queda de rendimento devido ao sono, motivo pelo qual há diminuição da capacidade de concentração.

Atitudes

PUBLICIDADE

O líder que percebe a desconcentração e queda de rendimento dos membros da equipe devem, em primeiro lugar, encontrar maneiras de estimulá-los durante o período pós-almoço e logo que chegam na empresa.

“Os gestores devem dar tarefas mais agitadas e em grupo, que saíam um pouco da leitura e da relação do profissional e o computador. É interessante que eles não fiquem muito parados nem quietos durante as duas ou três horas de digestão”, afirmou a consultora de RH (Recursos Humanos) do Grupo Catho, Gláucia Santos.

Por outro lado, em momentos em que a equipe está muito agitada, com assuntos diversos sendo colocados e que não estão trazendo resultados, o melhor que o líder faz é deixar cada um em frente ao computador para acalmarem os nervos.

Incentivo

Para que a refeição não traga muitos efeitos negativos para o profissional, o melhor é que o líder incentive os membros da equipe a escolher bem os alimentos que serão ingeridos durante o almoço.

Com relação ao sono, por mais que seja difícil, principalmente para quem estuda e trabalha, o indicado é acostumar o corpo a dormir oito horas diárias. Mas deve-se levar em consideração que cada organismo precisa de um tempo específico para dormir.

O líder tem ainda a função de permitir ao funcionários que se desligue do trabalho por alguns minutos. “Sair um pouco do escritório para arejar é bastante indicado, já que o poder de concentração pode cair no decorrer do tempo”.

Alimentação correta

Segundo a nutricionsta, comer nos intervalos das refeições é o mais importante. O alimento que mais ajuda para não ter queda de rendimento é a fruta. No café da manhã, abuse dos cereais aliados a elas.

“No almoço, o indicado é o prato do tempo da vovó: arroz, feijão, carne, verdura e fruta. Não precisa repetir todos os dias esses alimentos, mas abusar de diversos que se encaixam no grupo deles”, afirmou.