Líder: descontração pode ser o que faltava para criar um clima inovador!

Ficar em frente ao computador, em um ambiente quieto e sério, pode inibir. Puxe conversa, mas ponha limite!

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ambiente de trabalho é sempre sério, quieto e com pouca conversa? Desta maneira, muitos profissionais podem se sentir intimidados. Quando o diálogo entre os colegas de trabalho não é aberto, pode ser que o medo ou a vergonha iniba a produção com qualidade.

O papel do líder, neste caso, é causar momentos de descontração. Fazer com que os colaboradores não fiquem somente sentados à frente do computador, sozinhos, o dia inteiro. Em áreas como propaganda e marketing, por exemplo, em que a inovação faz parte da sobrevivência do negócio, provocar o diálogo é fundamental.

Como fazer isso?

Se tiver tempo, convoque um almoço com todos da equipe. Fale sobre qualquer assunto, seja ele esporte, moda ou lazer. Contribua para o conhecimento do próximo e esteja aberto. Crie um clima em que todos se sintam na mesma posição.

Aprenda a investir na bolsa

A descontração também pode acontecer durante o trabalho, mas a atitude deve vir do líder. Puxe uma conversa sobre determinado assunto que passou na televisão que estava ligada, sobre experiências que já teve ou sobre o trabalho que está realizando.

Com este tipo de atitude, os membros da equipe se sentirão menos cansados. Afinal, quem aguenta ficar o dia inteiro sem conversar com ninguém?

Descontraia, mas ponha limites!

Isso não significa que qualquer tipo de brincadeira será aceita. Mas um pouco de humor pode relaxar e ativar a criatividade. Nestes momentos, não aceite discriminação nem que os colegas sejam ofendidos.

É claro que algumas pessoas se empolgam e podem acabar por tirar a concentração dos demais. Cabe a você tomar uma atitude. Falar muito alto também é desnecessário e, quando alguém passar dos limites, vale pedir para que abaixe o tom de voz.