Líder de primeira viagem? Confira dez dicas que podem ajudar

Para evitar insatisfações entre os outros profissionais, empresa deve esclarecer quais foram os critérios utilizados para escolha

SÃO PAULO – Tornar-se chefe não é uma das tarefas mais fáceis. Assumir um cargo de liderança requer conhecimento e preparo. Para profissionais inexperientes no assunto, ser o responsável pela atividade de outras pessoas é ainda mais complicado.

O gerente de Atendimento da Catho Online, Lucio Tezzoto, afirma que o primeiro passo para esse novo gestor é ter humildade para entender que está iniciando a carreira como líder de grupo. “Esses líderes devem entender que essa etapa da vida demanda muito mais preparo e mudança de postura”, alerta.

O especialista aconselha que o profissional evite querer resolver algo sem apoio e a opinião de outras pessoas do grupo. Para Tezzoto, a pessoa não deve se alienar em relação ao comportamento e atitude de outros gestores.

PUBLICIDADE

“A pessoa nunca deve acreditar que a sua meta já foi atingida e que seu cargo é vitalício. Ele ocupa o cargo de gestor, ele não é o gestor”, diz.

Líder com os colegas
Ao ser promovido, é comum que profissionais não saibam como se comportar em relação aos seus colegas de trabalho.

Para evitar insatisfações entre os outros profissionais, a empresa deve esclarecer quais foram os critérios utilizados para a ascensão de cargo daquela pessoa. Importante também que o novo líder mostre os motivos pelo qual foi escolhido.

“Uma atitude que ajuda muito é mostrar a postura de gestor participativo, dividindo responsabilidades e méritos, para que todos os liderados entendam que a empresa fez a melhor escolha”, orienta Tezzoto.

Como adquirir maturidade?
Em relação à maturidade, característica valorizada entre as empresas, Tezzoto explica que essa não se adquire apenas com uma promoção na hierarquia organizacional.

“O tempo faz com que o profissional tenha experiências agradáveis e desagradáveis, de sucesso e fracasso, que contribuem ou atrapalhem o desenvolvimento”, afirma.

Uma dica para ser um profissional mais maduro é se espelhar nos gestores bem-sucedidos. O profissional deve copiar as práticas corretas e excluir de seu comportamento as más atitudes.

Dez dicas
Confira abaixo dez dicas dadas pelo especialista para chefes de primeira viagem:

  1. Ter humildade;
  2. Não resolver demandas sem apoio das pessoas do grupo;
  3. Não acreditar que é o dono da verdade;
  4. Não tratar todos como “amigões”;
  5. Se espelhar em gestores bem-sucedidos e considerados líderes de seu grupo;
  6. Mostrar os motivos pelo qual foi escolhido;
  7. Mudar a postura;
  8. Não acreditar que não precisa mais dos colegas;
  9. Saber que ocupa o cargo de gestor, ele não é o gestor vitalício;
  10. Copiar as práticas corretas e excluir as ruins.