Confira

Levantamento mostra qual a jornada de trabalho que brasileiros consideram apropriada

O aumento da jornada de trabalho também foi um dos pontos questionados no levantamento, com 79% dos entrevistados se mostrando contrários a ele

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Uma jornada de trabalho de até 8 horas é considerada apropriada pelos trabalhadores brasileiros, aponta uma pesquisa realizada pelo portal Vagas.com.

Cerca de 88% dos respondentes afirma considera uma jornada de seis a oito horas pertinente. Desse total, a maioria (52%) tende a preferir uma jornada de oito horas, enquanto 24% acreditam que as seis horas são mais apropriadas. Apenas entre 6% e 10% dos entrevistados apoiam uma jornada de nove horas diárias.

“A maior parte dos respondentes não é favorável ao aumento da jornada de trabalho. Eles preferem trabalhar de seis a oito horas. Isso mostra que o aumento pode não ser o melhor caminho, tudo vai depender da demanda e do diálogo que patrão e empregado tiverem para justificar uma carga maior de trabalho”, explicou Rafael Urbano, coordenador da pesquisa na área de Inteligência de Negócios do Vagas.com.

PUBLICIDADE

O aumento da jornada de trabalho foi um dos pontos questionados no levantamento, com 79% dos entrevistados se mostrando contrários a ele. Eles acreditam que o aumento não melhora a produtividade, além de afirmarem precisar de tempo livre para realizar outras atividades e priorizar a vida fora do trabalho. “Os que são favoráveis acreditam que isto vai gerar mais empregos e que também pode contribuir com a empresa em momentos de crise. São visões distintas e que precisam ser consideradas nesse momento onde o assunto merece um debate mais amplo”, completou Rafael.

Hora extra é comum
Quase metade dos entrevistados (46%) afirmou que responde e-mails e mensagens de trabalho após o horário de expediente, principalmente para atender clientes (75%). Esses mesmos trabalhadores também afirmam que a empresa onde trabalham deseja que eles trabalhem fora do expediente.