Conteúdo editorial apoiado por

Legislação: IR de salários atrasados poderá ter cálculo modificado

PL em tramitação na Câmara propõe que IR dos atrasados seja calculado pela tabela do mês em que deveriam ter sido pagos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O cálculo do Imposto de Renda relativo a salários pagos em atraso poderá mudar. Isso porque tramita, em caráter conclusivo (que não precisa ser votado pelo Plenário) o Projeto de Lei 6223/05, do deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), que estabelece a modificação. A proposta será votada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Como funciona hoje

Atualmente, o imposto é calculado sobre os rendimentos efetivamente recebidos em cada mês, o que pode provocar a elevação da alíquota, que varia conforme o total de rendimentos. O projeto estabelece que o IR seja calculado pela tabela do mês em que os salários deveriam ter sido pagos.

Para Zimmermann, além de receberem salários ou benefícios previdenciários com atraso, os contribuintes podem ficar sujeitos a uma alíquota maior. Afirma ainda que esta é uma das maiores “aberrações da legislação do Imposto de Renda”. O deputado observa que o projeto também poupa o fisco de ter que restituir ao contribuinte a parcela de tributo paga a mais. As informações são da Agência Câmara.