Comunicação

Jovens temem falar em público em processo seletivo

Mais de 34% dos estudantes também têm medo de fazer apresentações em público e 27% veem a redação como o maior problema

SÃO PAULO – Falar ou se apresentar em público assombra muitos jovens profissionais em um processo seletivo. Em relação à comunicação, esta preocupação foi assinalada por mais de 34% dos jovens em uma pesquisa feita pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em julho.

A enquete ainda mostra que a redação e interpretação de textos aparecem em segundo lugar da lista, com 27%. Gramática e expressar ideias também representam problemas em um processo seletivo, com 20% e 19% respectivamente.

Enfrentando o medo
Segundo o CIEE, para perder o medo de falar em público, ter mais confiança e aumentar as chances de contratação, tanto para estágio, como trainee e trabalho, os estudantes devem planejar antes o que irão falar, para passar uma mensagem de forma clara e objetiva.

PUBLICIDADE

Se for dinâmica de grupo, devem lembrar que usar a língua formal e a verbalização é essencial para se destacar entre os outros candidatos. Por isso, é importante treinar a apresentação e estudar sobre a empresa para não cometer nenhum erro na hora da seleção.