Jovens têm muita pressa para chegar à liderança, dizem gestores

Pesquisa revela ainda que, para líderes, maioria dos jovens não se intimida e até confronta os gestores

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os jovens recém-formados têm muitas dúvidas com relação ao desempenho no trabalho. Mas já pensou se você pudesse saber quais são os pensamentos do seu chefe? Bom, se ele for como a maioria dos líderes brasileiros, certamente considera que a geração Y (jovens nascidos na década de 80) é apressada para ocupar postos de chefia, ultrapassando etapas importantes para chegar ao posto.

Esta foi a resposta de 63% dos líderes para a pesquisa “Duas Gerações Convivendo na Empresa: Adversários ou Aliados? – Uma visão dos líderes sobre a geração Y” do Ateliê de Pesquisa Organizacional. O estudo foi realizado a partir de entrevistas pessoais e por telefone com gestores de empresas com mais de 500 funcionários que tinham em sua equipe jovens de 18 a 24 anos de idade.

Grande parte (73%) dos líderes indicaram também que os jovens estão acostumados a mudar de cargos rapidamente. Outra característica apontada por 74% dos gestores é que os jovens não se intimidam frente a uma hierarquia maior e, por terem uma proximidade com os gestores, sempre acreditam que podem confrontá-los.

Outras características

Aprenda a investir na bolsa

Além dessa pressa para subir de cargo e de não ter medo dos seus gestores, 63% dos líderes disseram que os jovens têm dificuldades em lidar com a complexividade organizacional, esbarrando na formalidade e na política interna implantadas pela empresa.

A maioria dos gestores (64%) disse ainda que os jovens são menos preocupados com a empresa e com o seu trabalho.

Diferenças

Confira na tabela abaixo outras diferenças de pensamentos entre os líderes e os jovens, constatadas pela pesquisa:

ConceitosLíderesJovens
Trabalhoé identidade pessoalnão é o principal fator de identidade pessoal
Carreirasignifica empregosignifica projetos
Segurançaé vínculoé realização
Trabalhoé um fim (sobrevivência, realização)é um meio (satisfação, reconhecimento e criatividade
Crescimentovem por meio da experiênciavem por meio de várias experiências
Fidelidadeà empresaaos próprios princípios
Realização profissionalreconhecimentosucesso e dinheiro