Jovens querem usar ferramentas tecnológicas pessoais no trabalho

O que profissional esperava era chegar no trabalho e usar tecnologia da empresa; realidade está mudando

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Atualmente, o que um profissional espera é chegar no trabalho e encontrar toda a tecnologia de que precisa. Pelo menos foi assim que funcionou nos últimos tempos. Mas as coisas estão mudando. Pesquisa realizada pela empresa global de tecnologia Accenture revelou que estudantes e profissionais da geração Millenium esperam encontrar seus próprios dispositivos móveis no escritório.

Com idade entre 14 e 27 anos, esses profissionais também preferem trabalhar em empresas que aceitam o uso de ferramentas pessoais com as quais “sempre tiveram acesso”.

O levantamento, realizado com mais de 400 estudantes e profissionais dos EUA de três faixas etárias – 14 a 17 anos (Millenium Jovens), 18 a 22 anos (Millenium adultos) e 23 a 27 anos (Millenium seniores) -, identificou uma crescente demanda por ferramentas que conectem amigos, parceiros e família. Porém, há divergências entre o que é oferecido pelas empresas e o que os jovens esperam usar no trabalho.

Continua depois da publicidade

Mais resultados

Quando questionados sobre quais tecnologias eles gostariam de usar para as atividades relacionadas ao trabalho, os Millenium adultos responderam celulares (39%), tecnologias de plataforma aberta (19%), mensagens instantâneas (27%), aplicativos on-line (12%) e sites de redes sociais (28%).

A pesquisa mostrou que 40% dos entrevistados disseram que a empresa em que atuam possui um documento com as políticas corporativas em relação a postar informações de trabalho ou de seus clientes em páginas de internet.

Um em cada quatro profissionais da geração Millenium afirma escrever abertamente sobre si mesmo e seus amigos na internet e um em cada seis compartilha detalhes de sua vida on-line.