Jovens procuram serviço de coaching para definir plano de carreira

Coaching de transição de carreira para jovens trabalha por meio de sessões de reflexão e ajuda a descortinar possibilidades

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quem disse que coaching serve apenas para executivos de grandes empresas? O serviço, que tem como característica o auxílio ao profissional, por meio de reflexões e conversas, está chamando a atenção de um publico inusitado: os jovens.

Trata-se do coaching de transição de carreira para jovens, que tem como alvo profissionais em fase de formação acadêmica ou mesmo já formados, prevê sessões de reflexão sobre seu futuro e possibilidades de carreira. O programa é aplicado também em adolescentes que estão concluindo o Ensino Médio e ainda não decidiram qual área de atuação irão seguir.

Explicação

O coach Renato Ricci explica que é comum encontrar jovens na faixa de 20 a 30 anos insatisfeitos profissionalmente. “Alguns porque não estão trabalhando em suas áreas de formação e outros porque descobriram que suas profissões não estão adequadas às necessidades pessoais.”

Aprenda a investir na bolsa

Para evitar essa situação, existe o coaching. “Na prática, este trabalho faz com que o jovem participante seja instigado a pensar sobre suas características, suas oportunidades, potencialidades e, enfim, traçar um caminho planejado em busca de satisfação profissional”, detalha o coach.

A diferença em relação ao coaching tradicional é a atitude positiva e o desenvolvimento da autoconfiança. “É usual encontrarmos jovens concluindo a faculdade sem perspectivas de carreira e com pouca vontade de ir à luta. Portanto, em um primeiro momento, o trabalho do coach será levantar o seu moral”, conclui.