Jovens do Sul e Sudeste são os que mais se dizem prontos para o mercado de trabalho

A clareza do que deseja para a carreira é o motivo que mais levamo jovem a se sentir preparado

SÃO PAULO – Os jovens das regiões Sul e Sudeste do Brasil são os que mais se sentem preparados para atuar no mercado de trabalho, segundo revela pesquisa realizada pela Cia de Talentos.

De acordo com o levantamento, no Brasil, 88% dos jovens se consideram preparados para atuar no mercado de trabalho, mesmo percentual verificado no Sul e Sudeste. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, este percentual é um pouco menor – 86%, 87% e 87%, respectivamente.

Dentre os motivos que levam o jovem a se sentir preparado, em todas as regiões, a clareza do que deseja para a carreira aparece em primeiro lugar, com destaque para a região Norte, 42%. Em seguida, também de Norte a Sul do país, está o fato de ter o perfil comportamental exigido pelo mercado, sendo que os sulistas são os que mais acreditam ter esta característica, 23%.

PUBLICIDADE

Outros itens
A experiência na área de atuação é outro item que faz com que os jovens se sintam preparados, especialmente no Sudeste, onde o item foi mais citado, atingindo 15%. O conhecimento técnico aparece na quarta colocação no geral, com destaque, sobretudo, no Centro-Oeste e no Sul do País, onde apareceu com 14% das indicações.

Com índices iguais ou inferiores a 2% está fluência em outro idioma, o quinto item mais citado como responsável pelo fato do jovem se sentir preparado para o mercado.

Despreparados
Sobre os que ainda não estão seguros quanto à atuação no mercado de trabalho, o estudo aponta a falta de experiência na área como o motivo mais citado (6%), com destaque na região Norte (7%).

A falta de conhecimento técnico necessário, falta de clareza do que deseja para a carreira e falta de fluência em outros idiomas também foram citadas como motivos que fazem os jovens se sentirem despreparados para o mercado de trabalho.