Jovens aprendem sobre empreendedorismo nas escolas

A disciplina busca incentivar ações empreendedoras e é considerada um diferencial no mercado de trabalho

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – A inclusão da disciplina empreendedorismo nas escolas está se tornando cada vez mais comum. As aulas têm o objetivo de despertar o interesse do aluno pelo assunto.

O conteúdo transmitido abrange gestão e o mecanismo de uma empresa, mesmo que o aluno não se torne um empresário, já que ter conhecimento na área é considerado diferencial no mercado de trabalho.

De acordo com a responsável pelo programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Ana Maria Martinho, “as aulas são para fomentar o espírito empreendedor do jovem, indiferentemente se ele abrirá um negócio ou não”.

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Outro ponto ressaltado por Ana Maria é que, com as aulas, os jovens se conscientizam que, para abrir um negócio, tem de ser por opção, e não uma solução para quem não consegue arrumar emprego.

O grau de complexidade das oficinas varia de acordo com a série que o aluno está, que pode ser desde o primeiro ano da escola até Ensino Médio. Os professores são capacitados para estimular ações empreendedoras nos estudantes. As atividades desenvolvidas durante as aulas são baseadas na cultura de inovação, cooperatismo, ética e cidadania e eco-sustentabilidade.

Exemplos práticos

Os alunos da segunda série do Ensino Médio do colégio São Luís têm aulas de empreendedorismo, momento em que aprendem sobre vendas de ações, fabricação e comercialização dos produtos.

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Neste semestre, os estudantes abriram uma fábrica fictícia de pijamas e são responsáveis pela criação, organização e administração da empresa. “Com a miniempresa, o estudante trabalha em equipe, exercita as relações estabelecidas com os demais e aprende o que são atitudes empreendedoras”, afirma o coordenador da escola, Marco Antônio Dias.

Outro incentivo ao empreendedorismo pode ser percebido com a iniciativa da Accenture, que receberá, durante três semanas, 60 alunos do Ensino Médio de escolas públicas nos seus seis escritórios (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Vitória).

Os alunos poderão conhecer a rotina de trabalho de um executivo de sua área de interesse. Durante esse dia, os jovens participam com o profissional de todas as suas tarefas diárias, desde a leitura dos jornais matinais até as reuniões de negócios. Essa vivência da rotina de trabalho os auxilia na descoberta da profissão que mais os motiva.