Publicidade
SÃO PAULO – Data em que se comemora o Dia Mundial do Trabalho, 1º de maio é feriado, e momento ideal de os jovens refletirem sobre a carreira.
Para isso, a coordenadora da área de gestão de carreira da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista) e da Faculdade Módulo, Janete Teixeira Dias, mostra quais são os pontos a serem analisados por quem quer ter sucesso no mercado de trabalho.
Existem três deles que devem ser seguidos à risca: estabelecer metas para a carreira, definir estratégias que ajudem a pensar criativamente sobre a trajetória e investir na melhora das qualificações profissionais.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Dicas
Tudo parece muito metódico e subjetivo para você? Então veja abaixo os pontos que não podem faltar em sua reflexão.
- Identifique as atividades das quais mais gosta: solte a imaginação e atenha-se a suas características pessoais, interesses e competências. Monte uma lista de alternativas.
- Tenha visão de futuro: estabeleça etapas para atingir seus objetivos. “Daí fica mais fácil selecionar funções, as características das empresas nas quais você gostaria de trabalhar, tendo sempre claro o que falta para conseguir esta colocação”.
- Analise o mercado de trabalho: assim, saberá em quais segmentos há mais oportunidades.
- Conheça as empresas que parecem interessante: antes da entrevista, informe-se previamente sobre a área de atuação, os clientes e a filosofia do trabalho. Aos olhos do entrevistador, isso demonstra interesse.
- Faça um brainstorming com pessoas conhecidas: reúna-se com amigos e pergunte o que eles pensam sobre você, as características positivas e o que pode melhorar. “Lembre-se de que, por vezes, as coisas mais difíceis de se ouvir são aquelas que realmente necessitamos saber e que podem nos fazer mudar o rumo de nossa vida”.
- Aproveite para manter contatos: não deixe de lado as pessoas que podem lhe ajudar no movimento de prospecção de mercado. Compartilhe com elas suas metas e estejam aberto a opiniões.
- Prepare-se para a seleção: Procure ter todos os argumentos para que a empresa lhe contrate. Faça o seu marketing pessoal.