Chefe de design da empresa

Jony Ive, designer por trás do iPhone, deixa Apple oficialmente

Ele entrou na Apple em 1992 e liderava a equipe de design desde 1996

arrow_forwardMais sobre
(Shutterstock)

SÃO PAULO – O chefe de designer Jony Ive não está mais listado na página de liderança da Apple, sinalizando sua saída oficial da empresa de Cupertino.

Ele entrou na Apple em 1992 e liderava a equipe de design desde 1996. Ele foi um dos grandes responsáveis pelo design do iPhone e era um dos executivos de maior influência na empresa.

A data oficial da saída de Ive na Apple era um mistério. Em junho deste ano, um comunicado já havia anunciado sua partida indicando que aconteceria em algum momento ainda em 2019.

PUBLICIDADE

Ive é um dos designers industriais mais conceituados do mundo e trabalhou em produtos icônicos, incluindo uma variedade de Macs, iPods, iPhones, iPads, wearables e muito mais.

Ele também ajudou a projetar o campus Apple Park, o prédio em forma de “nave espacial” da empresa, e a estabelecer a aparência das lojas de varejo da Apple.

Ive sai para “formar uma empresa de design independente que contará com a Apple entre seus principais clientes”, segundo o comunicado de junho. A empresa se chama LoveFrom, e Ive se juntará ao famoso designer Marc Newson no novo empreendimento. Apesar de deixar o cargo de executivo, Ive e Apple afirmam que ele continuará trabalhando “em diversos projetos com a Apple”.

“A Apple continuará a se beneficiar dos talentos de Jony trabalhando diretamente com ele em projetos exclusivos e através do trabalho da brilhante equipe de design que ele construiu”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, em comunicado à imprensa na época.

“Depois de tantos anos trabalhando juntos, estou feliz que nosso relacionamento continue a evoluir e estou ansioso para trabalhar com Jony por muito tempo no futuro”.

Evans Hankey e/ou Alan Dye devem assumir integralmente a função de Ive e ambos responderão a Jeff Williams, diretor de operações da Apple. No entanto, na página oficial da Apple não há nenhum nome substituto da área de design listado.

PUBLICIDADE

Invista seu dinheiro para impulsionar sua carreira. Abra uma conta na XP – é de graça.