Japão deve reduzir verba para bolsas de estudo de estrangeiros

Forte queda no percentual de bolsistas que concluem curso no Japão levou governo a anunciar mudanças no sistema de bolsas

SÃO PAULO – Preocupado com a queda na qualidade e conhecido por ser um país que concede um número elevado de bolsas de estudo para estrangeiros, o Japão pretende rever este sistema de concessão.

De acordo com informações do periódico Nippo-Brasil, em 2004 havia 117,3 mil bolsistas no Japão, sendo que, entre estes, 9,8 mil recebiam bolsas do governo japonês. Para se ter uma idéia, isso representa uma relação de 1:11, muito acima, portanto, daquela registrada em países como os EUA (1:190) ou Inglaterra (1:60), também conhecidos por financiar muitos estudantes estrangeiros.

Graduações caíram desde 1993

A preocupação do governo japonês reflete a forte queda registrada na parcela de bolsistas que efetivamente concluem a sua graduação no Japão. A parcela de bolsistas que concluem a graduação no Japão caiu de 90,5% em 1993 para 68,9% em 2002. Cerca de metade dos bolsistas estrangeiros provém de cinco países: China, Coréia do Sul, Tailândia, Indonésia e Vietnã.

PUBLICIDADE

Diante disso, o Ministério do Interior e das Comunicações anunciou que pretende diminuir o apoio financeiro às bolsas e revisar a proporção de estudantes provenientes dos países asiáticos mencionados acima. No ano fiscal de 2003, o governo japonês destinou 59 trilhões de ienes. Entre os estrangeiros, a bolsa inclui, além do custeio da viagem, uma ajuda mensal de 175 mil ienes.

Integração com mercado de trabalho

O governo japonês aproveitou o anúncio para ressaltar a importância de se aumentar a cooperação entre universidade e agências de emprego, de forma a ajudar estes estudantes a encontrarem trabalho no Japão após a conclusão dos estudos. Se você está interessado em estudar no Japão, saiba que, além do governo japonês, existem outras entidades que concedem bolsas de estudo.

Para mais informações sobre os programas e bolsas oferecidos, recomenda-se entrar no site do Consulado geral do Japão, ou através do endereço de e-mail: consuladogeraldojapao@nethall.com.br.