coaching

Jack Welch explica as características que você precisa ter para ser promovido

Entregue além do que foi solicitado e faça seu chefe mais inteligente

SÃO PAULO – O crescimento dentro de uma empresa depende de fazer duas coisas o tempo todo. A primeira é superar as metas seguindo os critérios de valores que seu chefe define para a equipe. Se você consegue manter esse desempenho e seu comportamento de acordo com as expectativas, seu chefe irá perceber que pode contar com você, e você irá alcançar o sucesso.

Mas você não pode parar por aí. A outra qualidade que te faz aumentar as chances de ser promovido é estar constantemente trabalhando para tornar seu chefe mais inteligente. Quando seu chefe lhe pedir para fazer alguma coisa, faça, mas também aumente suas responsabilidades e você irá melhorar sua imagem. Apresente uma compreensão mais profunda e ampla em relação a outros jogadores e ao campo de jogo, para que todos os envolvidos tenham uma nova e melhor perspectiva sobre o negócio.

Jack Welch, famoso influenciador do LinKedIn, contou um pouco da sua história que o levou a ser escolhido “Gestor do Século”, pela revista Fortune, em 2000. Hoje ele é presidente executivo do Jack Welch Management Institute.

PUBLICIDADE

No texto Welch, relembra quando era um jovem engenheiro de processo trabalhando em um novo plástico. Ele estava executando uma pequena planta piloto química 10×10, quando seu chefe disse: “Olha, o chefe de Nova York está chegando. Queremos mostrar-lhe os tubos que você colocou no lugar na nova planta piloto que você tem”.

Mesmo não sendo um gênio, depois de um ano ele tinha feito muitas pesquisas para provar como o seu produto se encaixava em várias situações. Isso foi o suficiente para dar uma clara visão ao chefe no que ele estava investindo, e como o produto desenvolvido era melhor do que seus principais concorrentes, e quais as vantagens em relação a deles.

Um ano depois, Welch foi promovido. “O chefe de Nova York lembrou da apresentação e acabei recebendo uma grande promoção porque eu o fiz mais inteligente sobre algo que ele nunca esperava naquele dia”.

Se você deseja crescer em carreira, essas têm que ser suas prioridades: superar as expectativas tanto nas entregas quanto no seu comportamento, além de ampliar sua compreensão sobre o negócio. Seu chefe ganha em todos os três.