Difícil decisão

Já não aguenta mais? Veja 7 dicas para sair de seu emprego

Às vezes é necessário largar tudo para encontrar novas e refrescantes oportunidades. Veja dicas para sair de seu emprego

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Você está insatisfeito com seu emprego? Já pensou no que faria se saísse do trabalho? Às vezes é necessário largar tudo para encontrar novas e refrescantes oportunidades. Muitos profissionais fazem de suas carreiras um canal de frustrações por se deixar levar pela rotina e atividades do cotidiano. Mas a felicidade não está em suportar essa situação, mas sim em encontrar satisfação naquilo que você realiza profissionalmente, inclusive nas pequenas coisas do dia a dia.

Confira a seguir sete dicas para sair de seu emprego e buscar novas experiências:

1. Analise sua situação
Se você se sente infeliz quando vai para o trabalho e teme só de pensar na segunda-feira de manhã, procure pensar em motivos para esse sentimento. Contar cada minuto para ir embora – conferindo o relógio a cada cinco minutos – não é um sinal de satisfação profissional. Também é preciso analisar se você se sente assim em relação apenas ao emprego e empresa ou ao seu trabalho como um todo. A segunda opção indica uma crise mais profunda, de profissão, e talvez seja hora de explorar novas opções em seu campo de atuação.

PUBLICIDADE

2. Sonhe grande
O fato de você não querer tirar os pés do chão e ser irrealista não quer dizer que você não deve sonhar. Pelo contrário, estabelecer novos objetivos e desejos é algo que todo ser humano necessita para se sentir motivado e feliz. Permita-se descobrir outras maneiras de atuar como profissional, até mesmo fora da sua formação acadêmica, e veja que as coisas não podem ser enxergadas por apenas uma perspectiva.

3. Despesas
Se você decidir que um novo emprego é o que precisa, então é hora de olhar para suas finanças. Identifique as principais dificuldades e não deixe de considerar a chance de demorar mais do que espera para conseguir outro trabalho. Para evitar imprevistos, estabeleça um orçamento fixo para cada despesa e seja disciplinado para não sofrer mais cortes financeiros.

4. Explore as opções
Não fique interessado apenas em seu desenvolvimento profissional. Procure opções no mundo acadêmico. Se você percebe que precisa de atualização ou quer aprender mais sobre outras coisas, busque cursos naquilo que é de seu interesse e necessidade.

5. Arrisque e se candidate
Uma vez que você tenha explorado todas as opções, é hora de colocar os pés para fora e se arriscar. Candidate-se para vagas interessantes, comece a estudar e não tenha medo de encontrar obstáculos. Encontrar um novo emprego é uma tarefa desafiadora e difícil, mas isso não significa que você deve evitá-la.

6. Saia do antigo emprego
Dependendo da situação em seu emprego atual é muito mais positivo sair dele do que permanecer infeliz e desmotivado. Trabalhar em um ambiente negativo é como estar em um relacionamento ruim e conflituoso.

7. Explore suas paixões
Lembre-se que, independente do lugar para onde for depois de sair de seu emprego, você deve tomar o máximo de cuidado para não voltar ao mesmo estado de frustração. Aproveite o novo rumo para buscar aquilo que realmente gostaria de fazer e satisfazer os reais desejos de seu coração.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.