Sem fronteiras

Irlanda vai conceder 1.500 bolsas de estudo para alunos brasileiros

Autoridades irlandesas e brasileiras assinarão acordo na próxima semana, intercâmbio será nas áreas de ciências e tecnologia

SÃO PAULO – A Irlanda concederá 1.500 bolsas para estudantes brasileiros dentro do programa Ciências sem Fronteiras até o ano de 2016. O acordo será assinado entre o ministro do Comércio e Desenvolvimento da Irlanda, Jose Castello, se e a presidente Dilma Rousseff, dia 9 de outubro em Brasília.

Os alunos brasileiros farão intercâmbio em instituições educacionais irlandesas nas áreas de ciências e tecnologia. O acordo havia sido acertado na Comnferência Rio+20, em junho deste ano, entre o ministro da Irlanda do Meio Ambiente, Comunidade e Governança Local, Phil Hogan e autoridades brasileiras.

Para o desenvolvimento do programa educacional estão envolvidas a Embaixada da Irlanda em Brasília, Enterprise Ireland, o Departamento de Educação e a Science Foundation Ireland (SFI) e Higher Education Authority (HEA). Também participam da facilitação do acordo a Associação das Universidades Irlandesas, os Institutos de Tecnologia da Irlanda, o Instituto de Tecnologia de Dublin e a Universidade Real de Cirurgiões na Irlanda.

PUBLICIDADE

A missão empresarial irlandesa estará no Brasil entre os dias 8 e 11 de outubro para promover novos negócios e conta com 19 universidades e escolas técnicas para divulgar seus cursos de formação e pesquisa do país.