Investimentos: gestores e clientes apontam que certificação é diferencial

"Certificação proporcionou melhora na capacitação técnica dos profissionais", diz diretora do Ibope

SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), revelou que a certificação dos profissionais que atuam com investimentos é vista de maneira positiva por eles e pelos clientes.

Dentre os gerentes, 85% demonstraram satisfação com a certificação e 83% consideraram que o conteúdo programático para os exames é adequado à função que eles exercem. Outros 65% responderam que pretendem obter uma nova certificação o mais rápido possível.

Além disso, os gerentes apontaram que, com a certificação, se sentem mais seguros para falar dos produtos que comercializam e que entendem melhor os riscos aos quais os investidores estão expostos em cada tipo de investimento.

Os clientes

PUBLICIDADE

Entre os clientes, tanto do segmento de varejo quanto de premium (varejo alta renda), mais de 60% consideraram que o atendimento realizado pelos gerentes certificados é adequado no que se refere aos seus investimentos.

Mais de 90% deles disseram que o gerente/consultor demonstrou conhecer bem o produto oferecido. Para 91% dos clientes de varejo, o profissional demonstrou segurança ao explicar o produto, mesma resposta dada por 88% dos clientes premium.

A pesquisa foi realizada com 600 profissionais certificados e 1050 clientes da rede bancária, sendo 786 do segmento de varejo e 264 do segmento premium. Foram consultados investidores e gestores de São Paulo, Porto Alegre e Recife entre os meses de dezembro de 2008 e fevereiro de 2009.

Há satisfação

De acordo com a diretora de Atendimento e Planejamento do Ibope, Silvia Cervellini, os resultados mostram satisfação tanto dos profissionais quanto dos investidores, em relação à certificação.

“A pesquisa revela que estão sendo cumpridos os procedimentos de venda dos produtos de investimento. Ou seja, mostra que a certificação proporcionou melhora na capacitação técnica dos profissionais e, consequentemente, no atendimento aos clientes”, explicou.

A Anbid tem um programa de certificação continuada desde 2002, que visa a promover a capacitação dos profissionais que têm contato com os investidores na comercialização de produtos.