Conteúdo editorial apoiado por

Investimentos: gestores e clientes apontam que certificação é diferencial

"Certificação proporcionou melhora na capacitação técnica dos profissionais", diz diretora do Ibope

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), revelou que a certificação dos profissionais que atuam com investimentos é vista de maneira positiva por eles e pelos clientes.

Dentre os gerentes, 85% demonstraram satisfação com a certificação e 83% consideraram que o conteúdo programático para os exames é adequado à função que eles exercem. Outros 65% responderam que pretendem obter uma nova certificação o mais rápido possível.

Além disso, os gerentes apontaram que, com a certificação, se sentem mais seguros para falar dos produtos que comercializam e que entendem melhor os riscos aos quais os investidores estão expostos em cada tipo de investimento.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os clientes

Entre os clientes, tanto do segmento de varejo quanto de premium (varejo alta renda), mais de 60% consideraram que o atendimento realizado pelos gerentes certificados é adequado no que se refere aos seus investimentos.

Mais de 90% deles disseram que o gerente/consultor demonstrou conhecer bem o produto oferecido. Para 91% dos clientes de varejo, o profissional demonstrou segurança ao explicar o produto, mesma resposta dada por 88% dos clientes premium.

A pesquisa foi realizada com 600 profissionais certificados e 1050 clientes da rede bancária, sendo 786 do segmento de varejo e 264 do segmento premium. Foram consultados investidores e gestores de São Paulo, Porto Alegre e Recife entre os meses de dezembro de 2008 e fevereiro de 2009.

Há satisfação

De acordo com a diretora de Atendimento e Planejamento do Ibope, Silvia Cervellini, os resultados mostram satisfação tanto dos profissionais quanto dos investidores, em relação à certificação.

“A pesquisa revela que estão sendo cumpridos os procedimentos de venda dos produtos de investimento. Ou seja, mostra que a certificação proporcionou melhora na capacitação técnica dos profissionais e, consequentemente, no atendimento aos clientes”, explicou.

A Anbid tem um programa de certificação continuada desde 2002, que visa a promover a capacitação dos profissionais que têm contato com os investidores na comercialização de produtos.