Interessado no setor público, brasileiro busca informação sobre concursos na web

Inscrição em concursos e busca de informações sobre empregos são serviços mais usados por quem acessa o e-gov

Publicidade

SÃO PAULO – A inscrição em concursos públicos e a busca de informações sobre empregos estão entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros que acessam o e-gov, portal de serviços e informações do governo.

A informação consta da 5ª edição da TIC Domicílios (Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil) realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

Em 2009, a inscrição em concurso público foi o terceiro serviço mais procurado pelos usuários, com 39% das indicações, ficando atrás somente dos serviços de consulta ao CPF (49%) e informações de serviços públicos de educação (41%).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na comparação com 2008, o resultado atingido pelo serviço de inscrição em concursos públicos ficou praticamente estável, o que reflete, de acordo com o estudo, uma demanda constante de pessoas com interesse em ingressar no setor público.

Busca por emprego
Já o serviço de busca de informações sobre empregos, o quarto mais utilizado, juntamente com a declaração de imposto de renda, alcançou 33% das respostas.

Entre 2008 e 2009, houve uma queda de sete pontos percentuais nesse item, o que pode indica que houve aumento no número de empregos formais no País, visto que, em 2008, ano marcado por uma forte crise econômica, a proporção de usuários de e-gov que utilizaram algum site do governo para buscar informações sobre empregos subiu em relação a outros anos, chegando a 40%.

Continua depois da publicidade

De forma geral, o fato do serviço de busca de informações sobre empregos estar entre os mais utilizados na internet é revelado também em pesquisa realizada pela Curriculum que mostra que 38,1% das pessoas entrevistadas já conseguiram uma vaga por meio da rede, enquanto que 79,2% já ouviram falar de alguém que conquistou um novo emprego pela web.

Direitos trabalhistas
No que diz respeito à busca por informações sobre direitos do trabalhador, a pesquisa mostra que o serviço apresentou um crescimento de quatro pontos percentuais em 2009, em relação a 2008, atingindo 29% no ano passado.

Segundo o levantamento, o resultado também reflete o aumento na formalidade e no emprego.

Por fim, com relação aos serviços públicos que os cidadão gostariam de acessar, os mais citados foram fazer inscrição para concursos públicos (40%) e buscar informações sobre os direitos do trabalhador (39%).