INSS retoma nesta quinta pagamentos de benefícios de até um mínimo

Os pagamentos foram suspensos durante os dias de Carnaval, em razão do horário especial dos bancos

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recomeça a pagar, a partir de quinta-feira (26), os benefícios de aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo.

Nesta quinta, recebem os segurados com cartão de pagamento com final 4 e, na sexta (27), aqueles cujo cartão termina com 5.

Os pagamentos foram suspensos durante os dias de Carnaval, em razão dos horários especiais dos bancos.

Continua depois da publicidade

Calendário

Para os que ganham acima de um salário mínimo e para os que recebem até um mínimo, mas têm cartão com final de 6 a 0, os benefícios serão liberados nos cinco primeiros dias do mês de março, de acordo com o final, conforme cronograma detalhado abaixo:

Acima de 1 salário mínimo
Final do Benefício Data do Pagamento
1 e 6 2/03
2 e 7 3/03
3 e 8 4/03
4 e 9 5/03
5 e 0 6/03
Até 1 salário mínimo
Final do Benefício Data do Pagamento
4 26/02
5 27/02
6 2/03
7 3/03
8 4/03
9 5/03
0 6/03

Fonte: Previdência Social

Cuidados especiais

Na época do pagamento dos benefícios, aposentados e pensionistas devem tomar cuidados especiais. Para aqueles que pensam que os golpes só acontecem quando estão na fila dos bancos, é preciso mais atenção.

Isso porque os golpistas já utilizam telefonemas e até visitas às casas dos beneficiários para conseguir o dinheiro. Para que as pessoas não caiam em armadilhas, o INSS dá algumas orientações.

Cartão

O cartão da aposentadoria é a garantia de que o aposentado ou pensionista receberá o benefício. Por isso, o cuidado com o plástico deve ser extremo e a senha deve ser a mais segura e menos óbvia possível, para que você não esqueça e ninguém consiga decifrá-la.

Caso ocorra a perda ou o roubo do cartão, avise imediatamente o INSS, o banco responsável e a polícia. Lembre-se também de solicitar seu cancelamento imediato.

Terceiros

Como existem segurados que não têm condições de ir à agência bancária para sacar o dinheiro, o mais indicado é escolher apenas uma pessoa de extrema confiança.

Para não correr o risco de cair em golpes, nunca aceite ajuda ou oferta de vantagem de terceiros, mesmo que estas pareçam atrativas. Caso tenha dúvidas, vá até uma agência do INSS.

Abordagem

Muito cuidado! Algumas pessoas se passam por servidores do INSS e oferecem ajuda para requerer um benefício ou conseguir reajuste. Por isso, é preciso estar atento, ao ser abordado por qualquer pessoa, até mesmo para uma conversa.

Como alguns golpes acontecem nas filas dos bancos e agências do INSS, o beneficiário deve evitar conversar com estranhos e ir sozinho sacar o dinheiro. Caso seja abordado por alguém em sua casa ou nas agências, denuncie.