INSS inicia pagamento de benefícios de até um salário mínimo nesta segunda

Beneficiários com cartão de final 1 recebem nesta segunda, os com final 2, na terça e assim por diante, até o dia 6 de fevereiro

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia, nesta segunda-feira (26), o pagamento antecipado dos benefícios de até um salário mínimo referentes ao mês de janeiro.

Até o dia 6 de fevereiro, serão pagos cerca de 17,8 milhões de benefícios de até um salário mínimo para detentores de cartões com finais 1 a 0 e cerca de 8,3 milhões para quem recebe acima do piso.

Calendário de pagamento dos benefícios

Pelo acordo firmado em 2007 entre o então ministro da Previdência, Luiz Marinho, e os bancos, todos os benefícios com finais de um a cinco e com valor de até um salário mínimo devem ser pagos, mensalmente, nos últimos cinco dias úteis do mês.

Aprenda a investir na bolsa

Para todos os outros beneficiários, inclusive os que recebem acima do piso nacional, o pagamento continua sendo feito nos cinco primeiros dias úteis de cada mês.

Assim sendo, independentemente da forma de pagamento (cartão magnético ou conta-corrente), os beneficiários com final 1 (desconsiderando-se o dígito) recebem nesta segunda, os com final 2, na terça-feira (27), e assim por diante, de acordo com a tabela abaixo:

Final do benefícioData do pagamento
126/01
227/01
328/01
429/01
530/01
62/02
73/02
84/02
95/02
06/02

Fonte: Previdência Social

Acordo

No acordo realizado, ficou decidido que, para evitar o acúmulo de pessoas nos bancos em dias de expediente reduzido, são considerados dias úteis apenas aqueles em que o expediente bancário seja realizado com horário normal de atendimento.