INSS inicia pagamento de benefícios de até um salário mínimo nesta quarta

O pagamento terá uma pausa, por conta do período de Carnaval (de 21 a 25), e será retomado na quinta, dia 26 de fevereiro

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia, nesta quarta-feira (18), o pagamento antecipado dos benefícios de até um salário mínimo referentes ao mês de fevereiro.

Até o dia 6 de março, serão pagos cerca de 26 milhões de benefícios. Porém, nesta folha, haverá uma pausa na sequência dos pagamentos, por conta do feriado de Carnaval, e o calendário será retomado no próximo dia 26 de fevereiro.

Calendário de pagamento dos benefícios

Pelo acordo firmado em 2007 entre o então ministro da Previdência, Luiz Marinho, e os bancos, todos os benefícios com finais de um a cinco e com valor de até um salário mínimo devem ser pagos, mensalmente, nos últimos cinco dias úteis do mês.

Continua depois da publicidade

Para todos os outros beneficiários, inclusive os que recebem acima do piso nacional, o pagamento continua sendo feito nos cinco primeiros dias úteis de cada mês.

Assim sendo, independentemente da forma de pagamento (cartão magnético ou conta-corrente), os beneficiários com final 1 (desconsiderando-se o dígito) recebem nesta quarta, os com final 2, na quinta-feira (19), e assim por diante – com pausa no Carnaval -, de acordo com a tabela abaixo:

Final do benefício Data do pagamento
1 18/02
2 19/02
3 20/02
4 26/02
5 27/02
6 2/03
7 3/03
8 4/03
9 5/03
0 6/03

Fonte: Previdência Social

Continua depois da publicidade

Acordo

No acordo realizado, ficou decidido que, para evitar o acúmulo de pessoas nos bancos em dias de expediente reduzido, são considerados dias úteis apenas aqueles em que o expediente bancário seja realizado com horário normal de atendimento.