INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em agosto

Segundo a Previdência, 2.199 correspondências foram enviadas; para receber benefício é preciso ter feito 180 contribuições ao INSS

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de maio receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 2.199 correspondências foram enviadas, do total das cartas, 1.250 foram enviadas para mulheres e 949 para homens.

O envio do aviso para requerimento do benefício foi estabelecido em junho de 2010, com o objetivo de informar os segurados sobre seus direitos previdenciários. A medida prevê que as pessoas que já tenham completado a idade mínima e a carência necessárias para a aposentadoria recebam o aviso.

Homens que completam 65 anos e mulheres que completam 60 anos a partir do dia 1º de agosto devem receber o documento. Ambos devem ter feito 180 contribuições ao INSS.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Paulo é a cidade que possui o maior número de segurados que apresentam condições para se aposentar em agosto, ao todo são 417 mulheres e 347 homens. O  Rio de Janeiro aparece em seguida, com 206 mulheres e 104 homens.

Informações e segurança
A carta possui um código de segurança para que a pessoa se certifique de que a correspondência foi realmente emitida pelo INSS. A confirmação de autenticidade pode ser feita no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo número 135. Além do código de segurança, podem ser solicitados outros dados do beneficiário.

O documento tem ainda o nome e o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) do segurado, a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições feitas ao INSS e a estimativa de renda mensal do benefício.

Continua depois da publicidade

Aqueles que não receberem a carta, mas têm condições para se aposentar por idade, devem providenciar a correção de seu cadastro, agendando o atendimento pela Central 135. A Previdência alerta aos segurados para que mantenham seus dados atualizados.

Os segurados que receberem a carta, caso tenham interesse, podem agendar o requerimento de sua aposentadoria por idade a partir da data de seu aniversário.