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INSS: 79% das agências cumprem meta de agendar aposentadoria em 30 dias

De acordo com a Previdência, os serviços de atendimento programado fizeram reduzir em 83% as filas nas agências

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SÃO PAULO – De acordo com a Previdência Social, com o atendimento por meio da Central telefônica e do site da Previdência, o atendimento presencial nas agências diminuiu. Hoje, 79% das APS (Agências da Previdência Social) já cumprem a meta de agendar a aposentadoria em até 30 dias e 86%, a de agendar o salário-maternidade.

Segundo o órgão, 78% dos serviços previdenciários podem ser realizados a distância. Com isso, o atendimento presencial nas agências caiu 35%.

Por mês, 18 milhões de segurados utilizam o telefone e a página na internet para ter acesso aos 42 dos 58 serviços da Previdência em que não é necessária a presença do segurado na agência. Orientações preliminares sobre requisitos e documentos necessários para fazer requerimentos e informações básicas são os principais serviços acessados.

Agendamentos

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Segundo a Previdência, a adoção do atendimento eletrônico fez diminuir em 71% o tempo médio de espera nas Agências da Previdência Social. O tempo de permanência no local também registrou queda, de cerca de 50%. Dos serviços, 16 ainda precisam da presença do segurado na agência, como em alteração de dados cadastrais e bloqueio e desbloqueio de pagamento.

Em julho do ano passado, 1,1 milhão de agendamentos foram feitos por meio dos atendimentos eletrônicos. Em 2006, quando o atendimento programado foi implantado, esse número era 875 mil. A implantação do serviço fez com que a demanda nas agências fosse suprida.

A Diretoria de Atendimento do INSS estima que, de cada dez usuários que esperavam nas filas, sete voltavam para casa sem ter perspectiva concreta de quando poderiam obter apenas uma informação.

O mais acessado

A Central de atendimento pelo número 135 é o mais acessado, segundo a Previdência. Por esse número, é possível obter informações de como realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir a uma agência, fazer perícia médica, requerer benefício, agendar a contagem de tempo de contribuição ou a emissão da CTC (Certidão de Tempo de Contribuição).

Pelo telefone, ainda dá para consultar hora e local da perícia agendada, saber a situação do benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC. Denúncias, elogios ou reclamações também podem ser feitas pela Central, mas serão encaminhadas para a Ouvidoria.