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SÃO PAULO – Os blogs corporativos, muito mais que uma ferramenta de comunicação informal, podem se transformar em um atalho para novas idéias. “Segundo estudos, os blogs e a internet já respondem por quase 5% das novas idéias que os principais executivos de empresas implementam”, afirmou o coordenador do Comitê de Criação do Conarh (Congresso Nacional sobre Gestão de Negócios), Luiz Augusto Costa Leite.
Tendo em vista que estas novas idéias são conquistadas a custo zero, Leite afirmou que os blogs corporativos devem ser incentivados dentro das empresas. Eles permitem uma velocidade muito rápida de troca de informação, por meio de uma comunicação e interação direta, e evidenciam uma empresa aberta ao diálogo para seus diversos públicos de interesse (clientes, funcionários, fornecedores e outros).
O que é o blog corporativo?
O blog corporativo está consolidado no exterior, mas é uma tendência no Brasil. De acordo com o consultor empresarial da Deloitte e autor do livro “Blog Corporativo”, Fábio Cipriani, o Brasil começou um pouquinho atrasado na comparação com os demais países, quando o assunto é blog corporativo. “Mas o crescimento, de certa forma, acompanha o dos outros países”, afirmou.
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Ele é uma ferramenta interessante para promover o diálogo entre as empresas e o mercado. Com o público externo, os usos mais comuns são o de comunicação e marketing, relações públicas e inteligência competitiva. Já com o público interno, existe a possibilidade de comunicação interna, gestão de projetos e gestão de conhecimento.
Caso real
A consultoria de comunicação on-line TrendHunter é uma das empresas de São Paulo que apostou no blog. O sócio José Maria Granado conta que se trata de uma ferramenta “mais viva, mais rápida de ser desenvolvida e atualizada”.
Segundo ele, o blog é usado para divulgar conteúdo que agregue valor ao core business (principal atividade) da empresa, cases e oportunidades especiais de comunicação. “Como uma das principais tendências de comunicação é transformar publicidade em conteúdo relevante para o consumidor, o blog fala sobre tendências de comunicação, se tornando uma referência no assunto dos serviços que prestamos. E, se a empresa é referência de informação, vira referência no serviço que presta”, explica.
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Granado conta que a experiência deu certo. “Alguns clientes atuais, quando ficaram sabendo da nossa existência e entraram em contato conosco, tiveram como primeira porta de entrada o blog. Gostaram do que viram, o que fez com criássemos um contato positivo”. Mas o objetivo principal da TrendHunter não é a captação de clientes, e sim o fortalecimento da marca, e isso os empresários conseguiram.