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Inovação, iniciativa… Por que as competências avaliadas pelos líderes não mudam?

Para os especialistas, existem competências que são básicas. Confira as principais consideradas pelos líderes na hora da avaliação

Camila F. de Mendonça

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SÃO PAULO – Ser comunicativo, ter espírito de liderança, iniciativa, inovação e ainda saber trabalhar em equipe com facilidade. Há muito tempo que essas são as principais competências que os líderes avaliam em seus colaboradores, independentemente da área e posição hierárquica ocupada. A impressão que se tem é a de que, mesmo com toda a tecnologia e todas as mudanças impetradas pelo setor de Recursos Humanos, na hora da avaliação, prevalecem as características de sempre. Afinal, o que mudou nesse processo?

“Algumas competências se renovam e outras permanecem”, observa o sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos, Wagner Piolla. Ele explica que aquelas características básicas que os líderes levam em conta na hora de avaliar os seus colaboradores não mudam exatamente porque constituem a base de um bom profissional. “Essas características alicerçam o profissional e a organização”, avalia.

E mesmo outras competências que foram agregadas àquelas básicas, como resiliência, orientação para o cliente e autodesenvolvimento, não destoam das características que norteiam os bons profissionais, pois elas surgiram a partir das competências-base. Para a consultora de Outplacement da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Maria Helena Mazzari, com o passar do tempo, as técnicas para avaliar os profissionais se aperfeiçoaram, o que permitiu uma melhor compreensão do profissional. “Antes, tínhamos uma visão mais generalista”.

De acordo com ela, houve um aprofundamento na avaliação. Hoje, é possível discriminar cada competência de acordo com a política, cultura e objetivo da empresa. Para Piolla, o que mudou é a intensidade e o grau de cada competência, tendo em vista as necessidades da organização. “Para cada vaga, há uma demanda, um tipo de competência”. Para a consultora do IDORT Beatriz Mendonça, as avaliações dos colaboradores de uma organização estão ancoradas com a prática e com os valores dessa organização com foco no resultado.

Em time que está ganhando…
O resultado é o principal motivo para que as competências gerais exigidas não terem mudado muito ao longo do tempo. “Porque são competências que trazem resultado”, sustenta Piolla. E já que, em time que está ganhando, não se mexe, os especialistas consultados listaram as dez principais competências exigidas pelos líderes de seus colaboradores. 
Muitas se repetem, mas cada especialista coloca uma visão que considera a mais relevante dentro de cada competência. Confira:

Beatriz Mendonça, consultora do IDORT:

Wagner Piolla, sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos

Maria Helena Mazzari, consultora de Outplacement da Ricardo Xavier Recursos Humanos:

Comportamento x técnica
Os especialistas ouvidos são seguros ao dizer que o lado comportamental ganha cada vez mais importância na avaliação que os líderes fazem de seus colaboradores. “O que lhe abre as portas é a parte técnica, mas o que vai manter você na empresa é o lado comportamental”, afirma Maria Helena.