Início de carreira? Veja como driblar empecilhos na busca por colocação

Não são só os mais experientes que encontram problemas ao procurar vagas; veja quais os enfrentados por jovens

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quem pensa que são somente as pessoas com mais idade que sofrem preconceito na hora de buscar por uma colocação no mercado de trabalho está enganado. Quem é jovem também pode enfrentar algumas dificuldades.

Isso porque, com o mercado de trabalho acirrado e com as empresas competindo para garantir um espaço marcante em seus segmentos, muitas delas não apostam nas pessoas mais novas, com medo de errar. Veja abaixo quais os empecilhos encontrados pelos jovens na hora da busca pelo emprego e como driblar esta realidade.

Requisito experiência

Não há como negar que muitas empresas pedem experiência quando contratam. No entanto, existem outras que preferem moldar seus profissionais, para as quais deve ser dada atenção especial, já que investem nos empregados.

Aprenda a investir na bolsa

Na hora da entrevista, mentir que já passou por alguma experiência não é a melhor alternativa, pois isso poderá ser exigido de você no futuro próximo, colocando-o numa situação bastante desagradável. O melhor é dizer a verdade e, acima de tudo, mostrar interesse na vaga, o que fará com que seja selecionado em meio a tantas pessoas.

Cursos e eventos

Já que o jovem não tem experiência, os empregadores passam a selecionar baseados em outros aspectos, como, por exemplo, palestras e cursos realizados pelo candidato.

Por isso, como jovem profissional, procure realizar este tipo de atualização ou especialização ao longo do ensino médio ou, se possível, quando estiver cursando o ensino superior.

Um grande entrave visto neste caso seria o dinheiro, mas pode-se encontrar cursos e eventos gratuitos. Basta procurar no sindicato de sua categoria ou no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), por exemplo.

Vínculo empregatício

As empresas também podem ver como um empecilho, na hora da contratação, o vínculo empregatício com alguém muito novo, que ainda está em fase de formação e pode ser visto como “irresponsável”.

Para solucionar o problema, logo na entrevista, veifique se a vaga é para uma contratação como aprendiz ou iniciante. Já para comprovar que não será irresponsável, mostre maturidade na entrevista de emprego e em suas atitudes diárias, já que este ponto só se prova com a prática.

PUBLICIDADE