Primeiro emprego

Início de carreira? Veja 5 dicas para se dar bem nessa fase

No meio de tantas opções, alguns conselhos de carreira podem ajudar você a evitar falhas e a crescer como profissional

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Sua carreira está no início e você tem a chance de fazer várias escolhas determinantes e relevantes para o resto da trajetória. No meio de tantas opções, alguns conselhos de carreira podem ajudar você a evitar falhas e a crescer como profissional. É importante lembrar, entretanto, que os erros não devem ser encarados sempre como algo negativo, mas sim como uma oportunidade para que você identifique suas fraquezas e as fortaleça, tornando-se alguém mais bem preparado e capacitado.

Confira cinco dicas de carreira para jovens:

1. Invista em si mesmo
Treinamento executivo com mentores de carreira e psicólogos, por exemplo, pode ajudar você a se desenvolver de maneira menos traumática ou difícil. Essas pessoas têm a experiência e capacitação necessária para aconselhar você nas decisões difíceis e de alto risco e treiná-lo para enfrentar as situações do trabalho de maneira madura e profissional.

PUBLICIDADE

2. Pesquise salários
Não aceite qualquer remuneração. Pesquise a média salarial antes de aceitar um emprego e, a partir desse tipo de informação, estabeleça aquilo que você considera correto como salário.

3. Tenha mais de um emprego
Se você não encontra um emprego que pague o necessário para que tenha estabilidade financeira, considere a possibilidade de ter mais de um trabalho. O início da carreira é a fase certa para se esforçar ao máximo nesse tipo de situação. Além disso, você também terá mais aprendizado e experiência para oferecer no mercado de trabalho futuramente.

4. Invista em suas ideias
Se você é apaixonado por determinada coisa e tem uma ideia que pode dar certo no mercado, considere a possibilidade de investir nela. Não faça isso de maneira impulsiva, mas com cuidado para não prejudicar sua situação financeira e desenvolvimento acadêmico.

5. Use seu tempo com sabedoria
Não perca tempo com coisas que não irão ajudá-lo a crescer. Você deve organizar sua agenda de forma que cada tarefa esteja na prioridade que deve estar e de maneira que tenha tempo livre para se divertir e descansar.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.