Minha carreira

InfoMoney Carreira: especialistas respondem dúvidas profissionais em meio à pandemia

Semanalmente, especialistas vão auxiliar você a encontrar as melhores soluções para a sua carreira; participe enviando suas perguntas

(Getty Images)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A pandemia está acelerando as transformações do mercado de trabalho. Se os profissionais já precisavam lidar com os desafios da tecnologia e com a importância que as habilidades interpessoais (ou soft skills) vinham ganhando, as medidas de isolamento social e a adoção do home office por diversas empresas intensificaram essas tendências.

Em períodos de crise, quando o nível de preocupação sobre a vida profissional tende a aumentar, administrar bem a carreira se torna um objetivo ainda mais presente no dia a dia, seja para contornar obstáculos ou para galgar novas posições e aproveitar as oportunidades que surgem em momentos de grandes transformações.

Para orientar profissionais de todas as áreas, que buscam desenvolver suas carreiras, ou que simplesmente gostariam de tirar dúvidas corriqueiras sobre trabalho nesse momento crucial, o InfoMoney passa a receber dúvidas de leitores e publicar respostas de especialistas semanalmente.

Aprenda a investir na bolsa

Se você tiver alguma pergunta, é só enviar ao e-mail: carreira@infomoney.com.br.

Podem ser perguntas relacionadas a recrutamento, currículo, desenvolvimento profissional, liderança e ainda questões ligadas a profissionais C-level (altos executivos e presidentes) e carreiras do mercado financeiro. As perguntas que geram dúvidas mais comuns serão priorizadas na seleção.

Confira a lista de especialistas e empresas que vão responder as perguntas enviadas pelos leitores do InfoMoney:

Ana Claudia Plihal 

Ana Cláudia Plihal é diretora de soluções de talentos para o LinkedIn Brasil, e representante executiva do Women at LinkedIn.

É formada em tecnologia pelo Mackenzie, possui especializações em administração, gestão e marketing. Já trabalhou em grandes empresas como Microsoft, Cisco, Oracle e Schneider, sempre atuando nos comitês focados na promoção da participação das mulheres no mercado corporativo e na sua ascensão aos níveis de liderança.

Betania Tanure

Betania Tanure é sócia-fundadora da consultoria BTA (Betania Tanure Associados), que auxilia companhias nacionais e internacionais na gestão de cultura, equipes de alta performance, liderança e gestão empresarial.

PUBLICIDADE

Ela foi diretora da Fundação Dom Cabral durante dez anos. É doutora pela Brunel University (Inglaterra), psicóloga pela PUC-MG, professora da PUC-MG e convidada do Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), escola de gestão de negócios, localizada na França.

Bianca Juliano 

Bianca Juliano é formada em administração e é especialista em carreiras do mercado financeiro, educação online e processos de gestão e liderança. Sócia da XP Inc. e há 14 anos na companhia, estruturou processos de gestão e performance em toda a rede de distribuição B2B (entre empresas), fundou a área de gestão e performance de escritórios e hoje é responsável pela escola de MBAs do grupo, a Xpeed School Pro.

Cia de Talentos 

Presente há mais de 30 anos, a Cia de Talentos conecta talentos às vagas de trabalho abertas em todo o Brasil e na América Latina. A empresa já atendeu mais de 2 mil companhias e já foi responsável pela contratação de mais de 100 mil pessoas.

A companhia conta uma equipe de especialistas em carreira que vão auxiliar na produção de respostas dos leitores do InfoMoney. O foco da companhia é no planejamento e gestão ponta a ponta, que inclui recrutamento, seleção e desenvolvimento de carreira.

Elza Veloso

Elza Veloso é livre-docente, com doutorado e pós-doutorado em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Especialista em gestão de carreira, atualmente, é professora da FIA Business School, atuando na graduação e nos programas stricto sensu e lato sensu da instituição. É também professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Já publicou alguns livros, entre eles “Inovação e comprometimento da administração de empresas e pessoas”, lançado em 2019.

Korn Ferry 

A Korn Ferry é uma empresa global de consultoria organizacional que ajuda seus clientes a aliar estratégia e talento. A companhia presta serviços diretamente às organizações, desenhando as suas estruturas, funções e responsabilidades e auxilia na contratação de pessoas para colocar sua estratégia em ação. Além disso, a consultoria trabalha pilares como desenvolvimento e motivação de colaboradores.

Os especialistas da empresa também estarão à disposição do InfoMoney para tirar as dúvidas de leitores. A companhia atua em 50 países, por meio de cinco soluções essenciais: estratégia organizacional, avaliação e sucessão, aquisição de talentos, desenvolvimento de lideranças e remuneração e benefícios.

Luís Giolo

PUBLICIDADE

Luís Giolo lidera a prática de tecnologia e comunicações da Egon Zehnder para a América Latina, consultoria de recrutamento especializada em C-Level. 

Ele administra projetos de busca de executivos, sobretudo para cargos em conselhos de administração, presidência, direção geral e de marketing. Giolo possui bacharelado em administração pela FGV, MBA pela Kellogg School of Management, da Northwestern University, dos EUA, além de mestrado executivo em consultoria e coaching para mudanças pelo Insead.

Paulo Mendes

Paulo Mendes é presidente da Heidrick&Struggles Brasil. Com 15 anos de experiência na gestão de pessoas, é formado em publicidade e fundador da 2GET Consultoria, empresa especializada em recrutamento e desenvolvimento de lideranças para grupos familiares.

Criou a 2Get Labs, empresa que desenvolveu produtos inovadores para recrutamento na plataforma web, comercializando seus serviços em 12 países. A operação foi adquirida em 2019 pela Heidrick, a segunda maior consultoria de gestão de capital humano do mundo.

Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é especialista em estratégia de carreira e educação corporativa. Mentora e palestrante há mais de 20 anos, é formada em administração, psicologia, marketing e tecnologia. Atualmente é mestranda em psicologia clínica.

Ela também fundou a RTDHO, companhia com foco em bem estar e educação corporativa.

Quer migrar para uma das profissões mais quentes do mercado financeiro? Assista à série gratuita A Carreira do Futuro e confira o passo a passo para chegar lá.