RADAR INFOMONEY AO VIVO Privatização de refinarias da Petrobras é julgada pelo STF; entenda o que está em jogo

Privatização de refinarias da Petrobras é julgada pelo STF; entenda o que está em jogo

Industrialização do iPad pode ajudar a gerar oportunidades no setor de TI

Segundo o diretor de RH da IT Job, Leonardo Martins. haverá oportunidades para desenvolver aplicativos para os tablets

SÃO PAULO – Que a economia do Brasil será movimentada com a industrialização do iPad em território nacional, não parece haver dúvidas. As perspectivas do desenvolvimento de empresas ligadas ao setor eletrônico impulsionam diversos segmentos da indústria, mas também alimentam expectativa da geração de inúmeras oportunidades para diferentes áreas profissionais, sobretudo na informática.

Segundo o diretor de RH da IT Job, Leonardo Martins. os profissionais de informática não ganham tanto com as fábricas em si, que já contam com maquinário e tecnologia estruturados para desenvolver os tablets. “O grande efeito mesmo é a possibilidade de popularizar essa plataforma tecnológica para compra pela população, gerando oportunidades para quem atua com programação e desenvolvimento de aplicativos para esses tablets”, defende.

Segundo o profissional, o fato de o iPad (e os tablets em geral) serem plataformas distintas, sobretudo pela possibilidade de acesso remoto, gera oportunidades também para profissionais que garantem suporte à comunicação e criem, desenvolvam e apliquem sistemas de segurança da informação para essas plataformas. “O tablet não revoluciona o mercado, até porque também tem suas limitações, mas faz parte de um conjunto de ferramentas, novidades, plataformas que estão surgindo, e à medida que houver uma compra mais massiva, mais oportunidades para esses profissionais de criação e desenvolvimento em TI surgirão”, alega.

PUBLICIDADE

Experiência
Martins alerta, no entanto, que as oportunidades geradas para os profissionais de tecnologia da informação devem ser aproveitadas por profissionais com grande experiência na criação e no desenvolvimento de aplicativos. “São chances para profissionais que já têm algum conhecimento nestas áreas, não adianta pensar em aproveitar o nicho de uma hora para outra”, aponta o diretor, que aposta em profissionais que contem com uma média de cinco anos de experiência nesses segmentos para conquistar as oportunidades profissionais possíveis.

Segundo Martins, hoje os aplicativos de games já fazem muito sucesso, mas há muitos outros conteúdos sendo desenvolvidas com igual potencial. A recomendação do consultor é que os profissionais que busquem atuar neste nicho (de criação e desenvolvimento de aplicativos para plataformas como os tablets) devem ter uma preocupação específica. “Além do poder de criação, é necessário ter visão de negócio, pensar na reprodução, no uso, no futuro, por isso, não pode ser um profissional rígido ou que não consiga refletir o mercado de forma ampla”, orienta.