Indústria paulista abre 3,5 mil postos de trabalho em novembro

Por outro lado, de acordo com pesquisa, nos últimos 12 meses 150 mil postos de trabalhos foram fechados

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – A indústria paulista registrou a abertura de 3.500 postos de trabalho em novembro, o que representa alta de 0,94% no nível de emprego, frente ao mês anterior. Sem ajuste sazonal, a alta é de 0,15%. Segundo levantamento da Fiesp e do Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), divulgado nesta terça-feira (15), essa é a terceira alta consecutiva. 

De acordo com a pesquisa, nos últimos 12 meses, no entanto, foram fechadas 150 mil vagas no setor, um recuo de 6,29% no nível de emprego. 

Considerando o acumulado entre janeiro e novembro deste ano, a indústria paulista eliminou 30,5 mil postos de trabalho – uma queda de 1,35% frente ao mesmo período do ano anterior.

Continua depois da publicidade

Análise setorial
Dos setores analisados em novembro, ante o mês anterior, os maiores destaques foram Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (1,4%), Móveis (1%) e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (0,8%).

Por outro lado, o setor de Couro e Fabricação de Artigos de Couro, Viagem e Calçados foi o que sentiu a maior variação negativa, com queda de 2,4% no mês. 

Por regiões
Na análise regional, o levantamento revela que, das 36 diretorias pesquisadas, na comparação com outubro, 22 apresentaram resultados positivos, duas ficaram estáveis e 12 tiveram desempenhos negativos no que se refere ao emprego.

Bauru liderou o aumento no nível de contratações em novembro, ante o décimo mês do ano, com 1,89%, com influência do segmento de Máquinas e Equipamentos (3,16%) e Confecção e Artigos do Vestuário (1,55%). Em seguida, aparecem Matão (+1,76%) e Presidente Prudente (+1,39%).

Considerando os destaques negativos, Franca ficou em primeiro lugar, com queda de 1,90%, por conta dos setores de Couro, Calçados e Artigos de Viagem e Produtos de Borracha e Plástico, que na região caíram 4,15% e 2,19%, na ordem.

São José do Rio Preto e Araçatuba vêm em seguida, com quedas de 1,44% e 1,33%, respectivamente.