Indústria paulista abre 14 mil postos de trabalho em setembro, aponta Fiesp

Por outro lado, de acordo com pesquisa, nos últimos 12 meses, 198 mil postos de trabalhos foram fechados

SÃO PAULO – A indústria paulista registrou a abertura de 14 mil postos de trabalho em setembro, o que representa alta de 0,63% no nível de emprego, frente ao mês anterior. Considerando o ajuste sazonal, a alta é de 0,20%.

Nos últimos 12 meses, no entanto, foram fechados 198 mil empregos no setor, um recuo de 8,19% no nível de emprego, de acordo com pesquisa da Fiesp e do Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgada nesta quarta-feira (14).

O levantamento também revelou que, entre dezembro do ano passado e setembro deste ano, a indústria paulista fechou 43 mil postos de trabalho (-1,89%).

Análise setorial

PUBLICIDADE

Dos 22 setores analisados, 19 apresentaram desempenho positivo em agosto, ante o mês anterior, sendo que os maiores destaques foram Confecção de artigo de vestuário e acessórios (+2,8%), Produtos Diversos (+1,6%) e Couros e Fabricação de Artigo de Couros, Artigos de Viagem e Calçados (+1,6%).

Por outro lado, o setor de Fabricação de Coque, de Produtos Derivados do Petróleo e de Biocombustíveis registrou queda de 1,1%.

Por sua vez, Bebidas e Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos demonstraram estabilidade, em setembro.

No acumulado em 12 meses, apenas os Produtos Farmoquímicos e Farmacêuticos apresentaram resultado positivo (+0,5%). Entre os resultados negativos, destacam-se Outros Equipamentos de Transporte, exceto Veículos Automotores (-21,1%), Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (-18,9%), Couros e Fabricação de Artigo de Couros, Artigos de Viagem e Calçados (-14,1%) e Metalurgia (-14,5%).

Por regiões

Na análise regional, o levantamento revela que, das 36 diretorias pesquisadas, na comparação com agosto, 25 apresentaram resultados positivos, quatro ficaram estáveis e sete tiveram desempenhos negativos no que se refere ao emprego.

São Carlos liderou o aumento no nível de contratações em setembro ante o oitavo mês do ano, com 2,7%. Em seguida, aparecem Bauru (+1,8%), Diadema (+1,8%), Jundiaí (+1,8%), São José do Rio Preto (+1,6%) e Indaiatuba (+1,5%). Jaú, com -0,9%, foi o destaque negativo.

Já no acumulado do ano, os destaques são: Araraquara (+22,6%) e Jaú (+17,1%). Registraram os resultados mais negativos Mogi das Cruzes (-12,8%) e São José dos Campos (-12,5%).