Indústria foi setor que mais empregou executivos em dezembro, diz pesquisa

Estudo da Right Management revela que 41% das vagas se concentraram no setor; área de serviços também se destacou

SÃO PAULO – O setor industrial se mostrou o maior empregador de executivos em dezembro, concentrando 41% das oportunidades, segundo aponta estudo da Right Management divulgado na quarta-feira (18).

De acordo com o levantamento, a maioria das vagas foi impulsionada por demandas do setor automotivo (14,7%) e da construção civil (12,1%), mas nem por isso mereceram destaque absoluto.

Serviços em destaque
Para se ter uma ideia, em termos de representatividade, o setor de serviços foi o que mais chamou a atenção, afinal, nem mesmo a desaceleração econômica que se manifestou no Brasil no fim de 2011 foi capaz de frear as contratações.

PUBLICIDADE

Entre novembro e dezembro do ano que passou, as oportunidades passaram de 27% para 35%, sendo que se destacaram as áreas de TI (39,4%), de serviços especializados (22,7%) e de logística e transportes, esta última com 7,6% das contratações.

Contudo, é preciso lembrar que tal resultado positivo foi apenas viável por conta do aquecimento das vendas de fim de ano, que é comum para a época.

“As vendas aumentaram as oportunidades de trabalho e as contratações, em especial no que se refere aos negócios que envolvem a área de TI e serviços técnicos. Outros favorecidos foram também os bens duráveis que detinham tecnologia embarcada ou necessitavam dela”, informou a consultora da Right Management, Telma Guido.

Contratações de dezembro
E, apesar da natural redução na busca por profissionais no fim do ano, que é algo que já vem se repetindo com certa frequência, o mês de dezembro apresentou uma variação positiva de 31% em dezembro, frente ao mesmo período de 2010.

Apenas São Paulo, por exemplo, foi responsável por mais de 70% das vagas captadas no País.

Além disso, vale mencionar que as vendas de tal período também trouxeram um outro fator: a maior busca de executivos para vagas de analistas e consultores, que se tornaram destaques positivos do mês, com significativos aumentos de 92% e 100% das oportunidades, respectivamente.

PUBLICIDADE

“É comum abrirem vagas em maior quantidade para cargos de analistas, consultores técnicos e de vendas, por exemplo, mais do que outros níveis superiores. Isso é a pirâmide hierárquica em funcionamento”, diz Telma.