Indústria é setor que mais oferece vagas para executivos em janeiro

Estudo revela que 44% das oportunidades se concentraram no setor; área de TI também se destacou

SÃO PAULO – O setor industrial se mostrou o maior empregador de executivos em janeiro de 2012, concentrando 44% das oportunidades (408 vagas captadas), segundo aponta um estudo da Right Management. Para se ter uma ideia, o resultado refletiu uma variação positiva de 77%, em comparação ao percentual apresentado em dezembro de 2011, que teve 231 ofertas.

De acordo com o estudo, a maioria das vagas apuradas foi impulsionada por demandas da construção civil (15,7%) e dos segmentos automotivo/ autopeças (11,3%), de bens de consumo (7,6%) e de alimentos e bebidas (7,4%). Contudo, vale lembrar que nem por isso tais oportunidades foram as únicas merecedores de destaque.

TI em evidência
Em termos de representatividade, a área de TI (tecnologia da informação) foi o que mais chamou a atenção, concentrando, em janeiro deste ano, 28,2% das oportunidades.

PUBLICIDADE

Outras áreas que também se destacaram foram as de serviços especializados (22%), de logística e transportes (13,2%), de telecomunicações (10,6%) e a financeira (9%).

“As vagas abertas para os executivos na área financeira foram significativas, já que em 2011 o segmento teve uma média de 5%, mas no primeiro mês de 2012 esse número subiu para 9%”, informou a Right Management.

Diferentemente de dezembro de 2011, no começo deste ano, o setor de serviços se manteve em baixa. Segundo o levantamento, a oferta de vagas para executivos passou de 32% das oportunidades para 25% no período.

Cargos em alta
Já em alta, os cargos de média gerência foram os que concentraram as maiores oportunidades para executivos. Segundo o levantamento, a função concentrou 61% das oportunidades, na comparação com o mesmo período de 2011. Além disso, o cargo de consultor foi mencionado, apresentando uma variação positiva de 44%.

“Há de fato um mercado bastante positivo. As empresas estão investindo em desenvolvimento, demandando muito de consultoria externa. Isso fez com que o mercado ficasse bem aquecido e a tendência para esse ano é que isso se mantenha ou até cresça ainda mais”, explica a diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilda Berna.

Para ela, janeiro foi um mês de muitas oportunidades no País, ao registrar alta de 63% das oportunidades para executivos, sendo que São Paulo se sobressai, ao concentrar 898 vagas para esses profissionais.

PUBLICIDADE

“O percentual representa um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior e, na comparação com dezembro, o crescimento de ofertas foi de 78%”, conclui.