Índice que mede expectativa dos economistas fica estável em março

No terceiro mês do ano, ISE ficou em 109 pontos; índice varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total)

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Manutenção do otimismo em relação ao futuro do cenário econômico brasileiro. É isso que é percebido pelo ISE (Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia) de março, divulgado nesta quinta-feira (25).

Medido pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) em parceria com a OEB (Ordem dos Economistas do Brasil), o ISE ficou praticamente estável, passando de 108,7 pontos para 109 pontos de fevereiro para março. Em relação ao mesmo período de 2009, houve crescimento de 50,2%.

É importante sublinhar que o índice varia de 0 (pessimismo total) a 200, sendo que abaixo de 100 denota pessimismo e, acima, otimismo. A pontuação 200 revela otimismo total.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Receio
Dos nove itens pesquisados, apenas três estão no patamar de pessimismo. São os mesmos que vêm influenciando negativamente o índice geral nos últimos meses.

Em março, este itens foram os que apontaram maior elevação. Entretanto, a alta conquistada não foi suficiente para deixarem a área que indica pessimismo.

Itens que apresentaram otimismo

Continua depois da publicidade

Apesar da queda em alguns itens, ficaram acima dos 100 pontos.:

Segundo o assessor econômico da Fecomercio, Guilherme Dietze, a queda da maioria dos itens representa um ajuste natural, devido ao crescimento acima da média nos últimos meses. “Os três itens que continuam influenciando negativamente o ISE são Taxa de Juro, Taxa de Inflação e Gastos Públicos”, explica.

Composição
O ISE é composto por dois sub-índices: o Atual, que analisa o sentimento dos economistas em relação ao presente, e o Futuro, que mede o sentimento quanto ao futuro.

O levantamento é realizado mensalmente, contando com entrevistas com cerca de cem economistas renomados de todo o País.